Tour pela Europa por pratos vegetarianos

Quem é vegetariano e vai viajar sabe que é (muitas vezes) um desafio encontrar novos pratos para ter uma experiência gastronômica inesquecível. Em alguns lugares, isso se torna um desafio que pode trazer (deliciosas) surpresas. Mesmo em destinos tradicionais por suas carnes, há opções vegetarianas típicas em alguns países europeus.

Espanhol que vive na Bélgica, Miguel Gallego,  diretor de marketing da Comissão Europeia de Turismo (ETC, na sigla em inglês),  diz que na região sul espanola, o gazpacho –uma sopa fria de vegetais– é uma opção deliciosa no verão. Já a batata é um alimento onipresente na culinária belga. Para a experiência ser completa, vá para uma frituur ou frietkot (barraca onde são vendidas batatas fritas). Como óleo não é usado e são fritas duas vezes, elas ficam bem secas. Os belgas têm o costume de comê-las com molhos de maionese, pickles, ketchup, vleessaus, tartare…

A Europa tem tantas opções que é possível até se inspirar nos pratos vegetarianos para fazer uma rota de viagem. No site TastingEurope.com, há muitas opções de roteiros gastronômicos e dicas de pratos.

Ensopado croata

A cozinha mediterrânea da Croácia traz deliciosas opções vegetarianas. A menestra é uma sopa cremosa de erva-doce que fica melhor ainda se apreciada na ilha de Losinj, um paradisíaco destino no Mar Adriático. Outras comidas leves incluem trufas, ensopado sheperd de feijões e uma variedade de azeites saborosos para acompanhar um vinho Babic.

A torta de Montenegro

Embora o país seja mais conhecido por seus pratos com carne, há opções vegetarianas ecléticas. Ao visitar a bela Baía de Kotor com seus belos fiordes, experimente a folhada heljdija, uma torta de trigo sarraceno, geralmente, servida no café da manhã ou no almoço. Depois prove uma variedade de queijos como o skroup e o Kolasin.

Salada Shopska na Bulgária

Anton Romanov/Divulgação

Bulgarian_Shopska_salad_Anton_RomanovBulgarian_Shopska_salad_Anton_Romanov

A salada Shopska é uma mistura leve de tomates romanos, pepino e pimenta cobertos com queijo feta

A Bulgária é o paraíso dos vegetarianos. Nas áreas rurais do país crescem inúmeros legumes frescos e deliciosos que chegam até a culinária local. Experimente uma salada Shopska, que é uma mistura leve de tomates romanos, pepino e pimenta cobertos com queijo feta. Ou aproveite um dos pratos mais populares do país: a Tarator. Esta sopa de pepino é preparada com iogurte, pepinos, endro, nozes moída e temperos.

Panquecas de abóbora na Letônia

Na Letônia, há três refeições vegetarianas que são uma mais deliciosa do que a outra. Primeiro, experimente o pão de centeio autêntico da fazenda, incrementado com grãos integrais e muito sabor. Depois prove algumas panquecas vegetarianas de abóbora ou batata acompanhadas de uma salada de beterraba com feijão, couve ou quinoa. Certifique-se de reservar um espaço durante sua viagem para uma tigela da famosa sopa letã de feijões.

Café da manhã vegetariano na Estônia

Apenas a algumas horas de Helsinque, na Finlândia, está a vizinha Tallinn, na Estônia. Pequenina, a sua cidade velha está listada como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. Lá peça por uma leivasupp, uma sopa doce feita com maçãs, pão preto e canela.  A gastronomia do país traz fortes reminiscências às raízes teutônicas, com pratos com muito repolho, batata e pães.  No café da manhã, peça o indefectível kama, uma mistura de grãos muito apreciada na região.

Sopa de beterraba na Lituânia

Lithuanian State Department of Tourism

ColdRedBeetSoupTraditionalLithuanianCuisine__Lithuanian_State_Department_of_TourismColdRedBeetSoupTraditionalLithuanianCuisine__Lithuanian_State_Department_of_Tourism

A tradicional sopa lituana de beterraba

A verde e bela Lituânia, com seu centro histórico em estilo barroco da Europa tombado como Patrimônio Universal pela ONU, é o lugar ideal para saborear uma sopa gelada de beterraba conhecida como saltibarsciai, que é um mix de beterrabas, leitelho (também conhecido como buttermilk), ovos cozidos e pepinos.

Gazpacho e tortillas na Espanha

Seqoya/European Travel Commission

Tomato_gazpacho_soup_with_pepper_and_garlic_Spanish_cuisine__SeqoyaTomato_gazpacho_soup_with_pepper_and_garlic_Spanish_cuisine__Seqoya

O gazpacho, sopa fria de vegetais, é uma opção deliciosa no verão espanhol

A Espanha possui uma das mais diversificadas culinárias de todo o mundo. Em um país que cada região tem suas próprias especialidades, o gazpacho (sopa fria com tomate, pepino, alho) tem diversas variações: Gazpacho da Andaluzia, o de Extremadura, o de Castilla e o de La Mancha. Outro prato bem típico é a tortilla, basicamente, feita de ovos e batatas.

Batatas com cerveja na Veneza Belga

Bruges, a 97 quilômetros de Bruxelas, na Bélgica, é conhecida por a “Veneza Belga” pelos seus canais que a rodeiam. O seu pequeno centro medieval é um dois lugares mais românticos. Além das batatas, os biscoitos Jules de Strooper e o queijo “Brugge” são imperdíveis.  E, é claro, degustando uma “Brugs bier”, cerveja belga.

Aspargos na Alemanha

Um lugar conhecido pelas salsichas, cerveja e pretzels, a Alemanha, também oferecem opções vegetarianas de sabor único. Vegetais cozidos no vapor como aspargos e couves-de-bruxelas são imperdíveis, com seus sabores e óleos suculentos. Pratos com batatas da região e pães assados também são a base para a maioria das refeições.

Pin It

Comments are closed.