Tirar a foto certa requer abrir o olho e ver o que há de mágico no lugar

Dizer que o fotgrafo peruano Mario Testino, 60, viaja muito pecar por modstia. Ele vive em Londres, mas viaja a cada trs dias para realizar trabalhos em todo o mundo, produzindo campanhas para grifes de moda como Chanel, retratos com Gisele Bndchen e Kate Moss e a foto oficial do noivado entre o duque e a duquesa de Cambridge.

Seu mais recente projeto o quinto Macallan Masters of Photography, uma iniciativa da Macallan, produtora de usque sediada em Craigellachie, Esccia, que envolve campanhas para a marca confiadas a profissionais conhecidos da fotografia como Annie Leibovitz e Albert Watson.

O projeto levou Testino a Pequim. Ele passou trs dias no hotel China Club, um ex-palcio do sculo 17, fotografando sua verso de uma festa black tie em um clube de usque. A Macallan vender uma edio limitada de quatro das fotos de Testino em companhia de uma garrafa de usque, um blend de seis tipos diferentes de usque single malt (disponvel por US$ 3,5 mil em lojas de bebidas finas).

Na conversa abaixo, ele fala sobre como o destino de uma viagem orienta seu trabalho, oferecendo dicas para que os viajantes obtenham as fotos de frias perfeitas.

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As imagens finais que a Macallan est lanando de sua passagem por Pequim mostram pessoas. Transmitir um senso de lugar –o fato de que voc estava na China– importante para voc?

Comecei com a inteno de mostrar o entorno do China Club, mas quando vi todas aquelas pessoas juntas, me pareceu mais empolgante que houvesse uma indefinio sobre o lugar em que elas estavam. Podiam estar em qualquer lugar; essa era uma porta que me agradava deixar aberta.

Isso posto, transmitir um senso de lugar importante para mim em meu trabalho. Adoro, por meio de minhas fotos, poder viajar por diferentes continentes e diferentes classes sociais, mas isso nem sempre necessrio. No caso em questo, os personagens estavam to bem definidos que achei que o lugar podia ser um elemento suprfluo, e por isso escolhi no mostrar tanto o ambiente. Trabalhei em Pequim diversas vezes, no passado, e adoro a energia da cidade e sua mistura de histrico e moderno.

J que voc no um fotgrafo de paisagens, at que ponto o destino de suas viagens realmente influencia sua obra?

interessante. As pessoas s vezes dizem que no seria preciso viajar para alguns dos meus projetos, porque o lugar irrelevante, mas fico to empolgado por lugares diferentes que viajar simplesmente ajuda minha imaginao a disparar. quase uma obsesso estar no lugar certo para capturar a imagem certa.

Voc tem uma cidade favorita para trabalhar?

Adoro o Rio, Berlim e Npoles, mas Londres, Nova York e Los Angeles so as cidades a que mais vou, e fcil trabalhar nelas porque esto bem equipadas para o meu tipo de trabalho. Los Angeles, por exemplo, o corao do mundo do cinema, e qualquer coisa que voc queira fotografar existe l, seja uma casa em estilo espanhol ou determinados tipos de roupa. Nem todo lugar assim fcil. Pode no haver furges de maquiagem e cabeleireiro para aluguel, o que importa para sesses fotogrficas em locao, e talvez seja necessrio trabalhar com menos opes de guarda-roupa.

Que dicas voc tem para um viajante que queria garantir as melhores fotos de sua viagem? Fotografar bem requer ter a cmera certa?

No preciso uma cmera cara para conseguir capturar qualquer imagem. A cmera do celular basta; o que eu uso quando no estou trabalhando. Tirar a foto certa requer abrir nos olhos e ver o que existe de mgico em um lugar. Acabo de fotografar a cidade de uma janela neste piso, e vi todos aqueles edifcios iluminados de um jeito to bonito, uma coisa muito Nova York. Mas a magia muda a depender do lugar em que voc est. Pode ser as pessoas, a paisagem, os animais ou at as velas na sala. preciso ser curioso e encontrar essas imagens.

Quando voc no est viajando profissionalmente, onde tira frias, e com que frequncia tira fotos?

Viajo de frias duas vezes por ano, em geral para o Brasil ou para minha casa no Peru. No tiro muitas fotos.

O que voc considera equipamento essencial de viagem?

Se for uma viagem pessoal, no tenho uma lista. No gosto de muita frescura. Se viajo a trabalho, so meus assistentes –tenho meia dzia que viaja comigo. Se tenho uma sesso a fotografar, edito o trabalho no avio logo que termino, e quando pouso preciso comear os retoques. Hoje, trabalhamos digitalmente, e por isso tudo manipulvel, e voc precisa determinar se quer a foto azul, verde, vermelha, com ou sem contraste, escura ou clara. H muito a fazer, e estou sempre cercado de pessoas que me ajudam.

Jet lag problema para voc?

Para minha grande sorte, no. Consigo dormir em qualquer lugar e a qualquer hora. Mas preciso de oito horas de sono por noite.

Traduo de PAULO MIGLIACCI

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