Tíquete médio das companhias aéreas deve aumentar, diz Abracorp

Crdito: Gianfranco Panda Beting

Crédito: Gianfranco Panda Beting

Mesmo com queda no tíquete médio em 1,4%, as agências associadas à Abracorp registraram queda de 6% nas vendas de passagens aéreas, somando um total de R$ 4.053 bilhões e uma diminuição de 4,7% no faturamento (total de R$ 7,065 bilhões), conforme anunciado nesta quinta-feira (26/01) no Hotel Jaraguá.

A Gol continuou na liderança com maiores vendas, representando 33,3% do mercado, seguida pela Latam (30%) e Azul (24,4%) no venda de bilhetes. Segundo Rubens Schwartzmann, presidente da Abracorp, a variação do ticket foi pequena – se mantendo a R$ 574 – uma vez que não havia mais espaço para diminuição dos preços.

Para este ano, o presidente afirmou que a expectativa é que os preços voltem a subir. “O ticket médio precisa subir para cobrir os custos. E vemos espaço para isso. Todos os voos da Azul, por exemplo, tanto a nível internacional quanto nacional, têm decolado com 95% de ocupação. E esta é a companhia com tarifas mais altas”, pontua Schwartzmann.

Em contrapartida os preços das diárias hoteleiras devem diminuir. Com o aumento da oferta – incentivado principalmente pelo crescimento no número de acomodações do Rio de Janeiro, que passaram a 60 mil quartos (o dobro da capacidade até 2015) – os preços devem cair. “O tíquete médio da hotelaria já está caindo. Os hotéis estão preocupados se conseguirão se manter, principalmente agora que passou a ressaca da Copa e das Olimpíadas”, enfatiza Luis Vabo, conselheiro da Abracorp.

 

 

 

Pin It

Comments are closed.