Shitake, truta, cordeiro e pinhão dão o tom da gastronomia de Cunha

Rodeada pelas montanhas das serras do Mar e da Bocaina, a cidade de Cunha, no interior paulista, oferece uma explosão de sabores. A dica é aguçar os sentidos nos restaurantes da estância, que oferecem diversos pratos à base de shitake, truta, cordeiro, pinhão e até lavanda.

No charmoso e aconchegante Bistrô Drão duas das principais especialidades são as bruschettas com shitake, gorgonzola e parmesão e as trutas ao molho de amêndoas ou shitake. O restaurante também abriga um pequeno ateliê de lustres artesanais.

Já no d’O Gnomo Restaurante Petiscos, onde os visitantes podem ter um contato maior com a natureza da região, os pratos são preparados na frente dos comensais. A dica é o rodízio de shitake e pinhão.

drao-festivaldopinhaodrao-festivaldopinhao

No restaurante da pousada Barra do Bié, o destaque é a massa com molho de shitake, na manteiga e shoyo, além do pinhão, que faz parte de receitas doces e salgadas, como bolo, pudim e até estrogonofe.

Romântico, o restaurante da Pousada Quinta da Serra prepara filés de truta acompanhados por produtos orgânicos colhidos na horta e no pomar da propriedade. São 300 mil metros quadrados em meio a uma vista extraordinária das montanhas, com uma adega construída em estilo medieval.

Com conceito slowfood, o Quebra Cangalha elabora receitas com as especialidades da região: a truta, servida ao molho de laranja, e o pernil de cordeiro, que chega à mesa com alecrim e purê de maçã. Para todos os pratos, são sugeridas harmonizações com vinhos nacionais e importados.

Outras sugestões ficam por conta do Restaurante do Gilmar, que serve a tradicional maminha ao molho de pinhão ou shitake; da Adega Cunha, que serve entradas deliciosas, entre elas a bruschetta com shitake e um cappelacci de abóbora com molho de cordeiro; e do La Taverne Bistro, que está com novidades no cardápio de massas, tais como o pinhoque (nhoque de pinhão) com shitake ao creme, nhoque de mandioquinha com ragu de shitake e ravioli verde de shitake, ricota e nozes ao molho de  gorgonzola e passas.

Já o Café Capril, que prepara os produtos com o leite de cabra ou cordeiro, tem um saboroso café que pode ser acompanhado de porções, como o queijo fresco de cabra com torradas, crepe e quiche. O quibe frito e o pastel assado da casa levam carne de cordeiro.

Quem procura uma experiência visual, aromática e gastronômica ainda mais intensa, não pode deixar de conhecer o Lavandário de Cunha. Os campos de flores violetas típicas do sudeste da França emocionam os turistas, que podem adquirir chás, óleos essenciais e águas de lavanda entre muitos outros produtos.

Se a ideia é levar um pouco de Cunha para casa, agende uma visita no Sítio Recanto das Araucárias que fornece shitake em conserva ou in natura, ou passe no Pesqueiro do Zé Pequeno, onde também é possível pescar trutas.

Pin It

Comments are closed.