Setur-RJ quer artesanato como produto turístico e apresenta Espaço Turis-Arte

Autoridades e convidados na solenidade de abertura do Rio-Arte

Autoridades e convidados na solenidade deapresentação do Programa no Espaço Rio-Arte

O artesanato fluminense como produto de promoção, comercialização e geração de empregos. Com esse objetivo, a Setur-RJ em parceria com Furnas promoveu nesta sexta-feira (07) a apresentação da programação da Turis-Arte, de modo a explorar o novo segmento como produto turístico. Cerca de 50 convidados participaram da apresentação do novo espaço – que funciona à rua Real Grandeza 293, em Botafogo – onde puderam conhecer mostra de artesanato de artesãos cadastrados de 26 municípios fluminenses.

A coordenadora do projeto, Nea Mariozz, sub-secretária adjunta da Setur-RJ lembrou que o objetivo é oferecer não apenas oportunidade do setor se organizar, como também adquirir uma identidade própria. “Temos 92 municípios com artesãos e nossa ideia é difundir o produto artesanal em casas do artesão nas cidades. Já temos 7.771 artesãos cadastrados e seis projetos em andamento. O próximo passo será criar o Conselho Estadual de Artesanato e ações como o programa itinerante divulgado no caminhão do artesão. Outros planos são a realização de uma Feira de Artesanato estadual e nacional e até a criação de uma premiação aos melhores trabalhos”, adiantou.

O secretário estadual de Turismo, Nilo Sérgio Felix destacou a iniciativa e destacou o artesanato fluminense como mais um produto a ser divulgado no mercado doméstico e internacional. “Nossa ideia é contribuir para que a arte fluminense possa ser mais um produto turístico e para isso abrimos esse espaço”. A cerimônia contou com apoio de Furnas que ofereceu um brunch aos convidados. Prestigiaram o evento a presidente da Abav-RJ, Cristina Fritsch, o presidente da Bito e diretor da Abav, Salvador Saladino, o gerente da Avianca, Valci Souza, entre outros.

Pin It

Comments are closed.