Secretaria realiza I Encontro de Turismo Criativo de Brasília

Para disseminar conhecimento ao mercado turístico, promover o debate e estimular a adoção de práticas criativas e inovadoras, a Secretaria de Turismo do DF realizará, em parceria com o Sebrae no DF, o I Encontro de Turismo Criativo de Brasília, dia 29 de abril, no Espaço Funarte.

O evento será aberto a empreendedores da cadeia produtiva do turismo, da gastronomia, da economia criativa e do marketing e publicidade, além de gestores e profissionais de organizações turísticas públicas e privadas, artistas, acadêmicos, profissionais de imprensa, empresários e comunidade em geral.

Serão realizados o Seminário e Oficina de Planejamento para apresentação da temática “Turismo Criativo”; palestras com a participação de personalidades no âmbito do turismo criativo local e nacional; além do levantamento de diretrizes e proposituras para construção do “Plano de Turismo Criativo de Brasília” (Como transformar Brasília na Capital do Turismo Criativo?).

“A Secretaria de Estado de Turismo do DF pretende desenvolver, com o apoio de lideranças do setor e instituições parceiras, o Plano de Turismo Criativo de Brasília, por meio do qual se buscará transformar a cidade em referência no âmbito do Turismo Criativo”, afirmou o Secretário de Turismo do DF, Jaime Recena.

Para a Subsecretária de Produtos e Serviços Turísticos da Secretaria de Turismo do DF, Caetana Franarin, o Turismo Criativo traduz-se, na atualidade, como a nova tendência do mercado mundial e uma necessidade de diversificar o setor turístico para a competitividade: “faz-se necessário promover o debate e estimular a adoção desta nova prática com o intuito de desenvolver o segmento e adaptar suas propostas de oferta a essa nova demanda de mercado”.

Eloi Zanetti, escritor e especialista de inovação pela Escola de Criatividade, que desenvolve metodologia própria de Turismo Criativo para diversos projetos em destinos pelo país, acredita que o conceito central do Turismo Criativo é criar e gerar novas ideais, produtos, estratégias e oportunidades práticas para um destino, por meio de suas verdadeiras vocações. “Captar e contar histórias reais, gerar senso de pertencimento da comunidade e finalmente despertar encantamento de visitantes e investidores pela inovação de forma ampla, são a base de todo trabalho de criatividade para o setor”.

Jean Sigel, consultor especialista em turismo criativo afirma que é preciso proporcionar aos visitantes a possibilidade de fazer uma imersão; não apenas na cultura, nas artes e na gastronomia de uma cidade ou região, mas também, no modo de vida das pessoas, nos eventos de rua, nos novos negócios, na tecnologia, nos roteiros e visitas fora do lugar comum; proporcionando-lhes vivências únicas e verdadeiramente inovadoras, com base na nova economia criativa. “Destinos Criativos atraem mais turistas e negócios”,

No Brasil, Porto Alegre foi o primeiro município brasileiro a discutir um programa de Turismo Criativo, em 2013, sendo a única cidade da América Latina a obter o selo de cidade criativa pelo Creative Tourism Network – organização internacional criada com o objetivo de fomentar o tema em todo o mundo. 

Em Brasília, a iniciativa privada iniciou um processo de desenvolvimento de práticas criativas no setor do turismo, muitas vezes independente do estímulo governamental. Apesar de ainda serem ações isoladas, percebe-se o potencial de desenvolvimento do Turismo Criativo e, para tanto, enquanto governo, entende-se ser oportuno promover debates sobre esta temática, proporcionando a integração entre as iniciativas empreendedoras e as políticas públicas.

Sobre o evento:

Para apresentar a importância de novas oportunidades de negócios aos empreendedores da cadeia produtiva do turismo, o diretor da Escola de Criatividade, Jean Sigel, apresenta a palestra “Que história é essa de Turismo Criativo?”; o ex-presidente da empresa São Paulo Turismo e atual diretor executivo do Canal Arte 1, Caio Luis de Carvalho, leva ao encontro “O Universo Criativo das Viagens”; e o responsável pelo  Project Hub em SP e pelo Prêmio Brasil Criativo e a Creative Business Cup, Lucas Forster,  fala sobre  “Cidades Criativas e Economia Criativa – Mitos e Verdades”. Assim encerram as atividades da manhã, com convite para almoço nos Food Trucks e para a apresentação da atração cultural surpresa.

Às 14 horas o grupo retoma as atividades com o Mini 15×15, o evento promovido pela Escola de Criatividade, onde cada empreendedor do segmento tem 15 minutos para dar seu recado criativo. Experimente Brasília, Novo Guia de Brasília; da autora Gabriela Bilá; Hostel7 e Camelo Bike Tour apresentam seus negócios que nasceram com o objetivo de fomentar a cadeia de Turismo Criativo de Brasília.

O Bate Papo Provóquios; com a participação da economista Cláudia Leitão, do Diretor da Escola de Criatividade Eloi Zaneti, das secretarias de Turismo, Cultura e Ciência, Tecnologia e Inovação, da Associação Brasileira das Agências de Turismo Receptivo – ABARE e do Sindicato dos Guias de Turismo do DF – SINDGETUR, encerra o evento.

 

SERVIÇO:

Inscrições: www.df.sebrae.com.br ou pelo telefone: 0800 570 0800, de 8 às 18 horas

Data: 29/04/15 – Quarta-feira (das 8 às 18 horas) – Seminário #TurCriativoBsb.

Local: Espaço FUNARTE – Sala Plínio Marcos – Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural.

Pin It

Comments are closed.