Rías Baixas têm “Muito por descobrir”

Esta terça-feira a presidente da Deputación de Pontevedra, Carmela Silva, apresentou em Lisboa a nova estratégia promocional do destino Rías Baixas, assente em três eixos distintos, nomeadamente o vinho, as rotas do Caminho de Santiago e os festivais culturais que ocorrem na região.

A região teve um milhão de dormidas em 2016, esperando-se um número semelhante em 2017. “O nosso destino goza já de um grande peso a nível nacional e a nossa prioridade está em trazer mais visitantes internacionais. Queremos estar destacados no mapa internacional do turismo”, elabora a presidente da Deputación de Pontevedra. Carmela Silva destacou as diversas sinergias partilhadas entre as Rías Baixas e o país vizinho, Portugal, tendo como ponto comum óbvio o Oceano Atlântico e apresentando língua e gastronomia semelhante. Explica que se verificou nos últimos anos “a inteligência de romper com fronteiras políticas, pois juntos somos mais fortes”.

Assim, sob o slogan “Muito por descobrir”, apresentou os três eixos da estratégia de promoção das Rías Baixas, os festivais de Verão, as rotas do Caminho de Santiago e o enoturismo. Cambados é a Cidade Europeia do Vinho em 2017, pelo que através do Vinho Alvarinho promove o território em diversas iniciativas. Aos festivais que ocupam quase toda a época de Verão, entre 30 de Junho e 9 de Setembro, junta-se então a Festa Cidade Europeia do Vinho, tornando os Festivais Rías Baixas um 8+1, distinguindo-se dois sete eventos apresentados em Verões passados.

Em 2016 foram 65.000 os peregrinos que passaram pela região das Rías Baixas, prevendo-se que o número aumente em 2017. São seis as rotas do Caminho de Santiago que atravessam o território até Santiago de Compostela, incluindo duas partilhadas com Portugal, o Caminho da Costa e o Caminho Português. As rotas são, para a presidente, “algo que nos faz ser muito autênticos e únicos”, “natureza em estado puro” e, por isso, uma aposta certeira na promoção do destino.

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