ProXXIma 2015: reinvenção e desmistificação

ProXXIma 2015: reinvenção e desmistificação

POR DANIEL RIMOLI, líder da Edelman Digital no Brasil e líder da área digital e criação na Edelman Significa

O principal evento sobre marketing digital da América Latina, o ProXXIma, trouxe em seu primeiro dia uma série de manifestações em busca da reinvenção. Marcas conhecidas mostraram um lado menos conhecido, ideias inovadoras e novos modelos econômicos que não haviam sido pensados antes.

Inspirado pelo Uber, o dia começou com uma apresentação sobre o quanto o impacto de um simples insight, que nasce de uma grande necessidade, como a falta de taxis, pode modificar todo um modelo econômico, com reflexos na forma como as pessoas se movimentam pelas cidades e também como geram renda. Apesar do tema desafiador, Ana Paula Blanco, diretora global de comunicação da América Latina do Uber, concentrou-se em desmistificar a ideia de um serviço inseguro. O Uber está transformando a sociedade, mas precisa ainda criar uma reputação mais sólida e oferecer segurança a seus usuários – inclusive aos que estavam na plateia do ProXXIma.

A introdução mostrou como foi a toada do primeiro dia. Facebook reforçou em apenas 8 minutos que sim, é um player forte em mobile e também em vídeo. globo.com veio e, mencionando marcas “quase proibidas”, como Google e Facebook, citou exemplos de como seu conteúdo está se popularizando cada vez mais no digital. A Globosat reforçou o conceito de que “conteúdo é tudo”, e que ele se propaga em qualquer ambiente, da TV ao Digital. Pois é, são palestras de patrocinadores, mas elas trazem uma mensagem forte de todos querendo mostrar “nós não somos assim, do passado”.

Talvez o ápice do conceito de reinvenção foi na última apresentação, feita pela AOL Canadá. Muito divertida, começou mostrando comerciais da AOL de 20 anos atrás e como a empresa errou na virada dos anos 1990s para os 2000s. E, num passe de mágica, conseguiu impressionar o público do ProXXIma com uma série de novas propriedades que estão mudando o posicionamento da marca na América do Norte. Como? Baseada em propósitos claros: Conteúdo e Tecnologia, e Cultura e Código.

Propósitos de marca… Parece comum, mas num cenário de novas marcas rompendo todos os limites, como Waze e Uber, e outras se reinventando a todo momento, como Facebook, AOL e Google, observamos que o que consegue efetivamente trazer estas empresas para a realidade das pessoas é o propósito que elas conseguem traçar. Algo que vai além do digital, e muito além da tecnologia do momento. É por isso que vemos marcas como Globo.com e Globosat mostrar que ainda são relevantes nesta era pós-digital, e vão continuar relevantes durante muito tempo. 

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