Programa “Rio de Janeiro a Janeiro” tem 678 eventos cadastrados

As inscries para o curso de 80 horas do canal Brasil Braos Abertos terminaram no dia 16 de outubro com 26.856 mil pessoas matriculadas

O programa “Rio de Janeiro a Janeiro”, que busca estimular o turismo no Rio, recebeu a candidatura de 678 eventos, que deverão ser realizados na “Cidade Maravilhosa” ao longo do próximo ano. As inscrições iniciadas em 16 de novembro foram encerradas no dia 15 de dezembro.

A iniciativa é liderada pelo Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), Ministério do Desenvolvimento Social (MDC), Ministério do Esporte, governos estadual e municipal, além da iniciativa privada, empresas estatais e do sistema “S”.

Para o ministro do Turismo, Marx Beltrão, os eventos serão importantes geradores de emprego e renda para o estado, além de fomentarem o turismo internacional. “O Rio é portão de entrada para turistas estrangeiros e brasileiros conhecerem nosso país, se encantarem e buscarem outros destinos nacionais. Com o calendário do Rio de Janeiro a Janeiro, o Brasil ficará ainda mais em evidência”, explicou o ministro.

Quase metade dos eventos cadastrados são considerados inéditos. Evento culturais lideram a lista de registros (81%), seguido pelos esportivos (13%), e corporativos (6%). A maior parte dos projetos se refere a eventos na capital, representando 63% deles; 32% direcionados ao interior; e 4% à região metropolitana.

Agora, os inscritos serão avaliados pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com base no impacto turístico, na atração de investimentos, na geração de emprego e renda, na inclusão social e no potencial de continuidade e expansão.

Os selecionados serão anunciados no fim de janeiro de 2018 e se unirão aos 93 eventos já incluídos no Programa na primeira fase de seleção. Não há número máximo de eventos para entrar no calendário. Quem for selecionado, terá apoio de leis federais de incentivo à cultura e ao esporte e patrocínio de empresas estatais. Será disponibilizado um total de R$ 1 bilhão em recursos, sendo R$ 150 do Governo Federal.

Pin It

Comments are closed.