Prémio Gourmand World Cookbook para Susana Neves

“Uma das fases mais bonitas da vinha é quando ela está em pintor, é a altura em que as uvas ganham a sua cor”, afirma Susana Neves, autora do livro De Vento em Pipa. Quando a Vinha e o Homem Inventaram Lagoa, que este ano lhe mereceu o prémio Gourmand World Cookbook. A investigadora de etnobotânica – também autora das fotografias – pesquisou durante um ano e meio a relação entre o vinho e o concelho de Lagoa, deslocando- -se com frequência de Lisboa ao Algarve para acompanhar de perto o ciclo das videiras – e, mesmo de longe, sabia sempre o que estava a acontecer: “Tinha informadores nas várias quintas, que me ligavam regularmente.”

Assim nasceu o livro, bilingue e ao estilo de relato, com elementos da mitologia e antropologia, que o próprio presidente da prestigiada organização que atribui os prémios, Edouard Cointreau, quis no concurso: foi ele que escreveu à câmara de Lagoa (que publicou a obra) a pedir para o inscrever.
Susana Neves ganhou a primeira fase do concurso (a nível regional), na categoria de Melhor Livro de Vinho do Ano, entrando agora na competição mundial, cujos vencedores serão anunciados numa gala na China, em Maio de 2017 . Em 2016, Maria João de Almeida ganhou um prémio equivalente, na categoria de Enoturismo, com o livro Guia de Enoturismo de Portugal.

De Vento em Pipa. Quando a Vinha e o Homem Inventaram a Lagoa
Susana Neves
Câmara Municipal de Lagoa || 164 págs.
€30

Pin It

Comments are closed.