Possível concorrente de Airbus e Boeing, COMAC C919 ganha data de voo inaugural

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C919 deve iniciar operações comerciais regulares em 2019

Embora ainda sem ter uma data definida, a fabricante chinesa COMAC divulgou no começo de fevereiro que a primeira aeronave comercial de sua história realizaria o voo inaugural ainda no 1° semestre deste ano. Nesta segunda-feira, foram revelados mais detalhes sobre a histórica operação do C919 que ganhou ao menos uma data para acontecer: o mês de maio. A informação foi divulgada pela Administração de Aviação Civil da China (CAAC).

A ideia é que a aeronave ganhe o céu chinês após decolar da quarta pista do Aeroporto de Shangai/Pudong, que conta com 3.800 metros de comprimento e 60 metros de largura, podendo acomodar diversos tipos de aeronave, incluindo o próprio Airbus A380 (maior aeronave comercial do momento). A quinta pista de pousos e decolagens, que foi desenhada específicamente para o C919, ainda está em construção e não deve entrar em operação até o segundo semestre deste ano. Ela terá 3.400 metros de comprimento e 45 metros de largura.

Com até 175 assentos em classe única, o C919 deveria ter saído de fábrica em 2015, mas uma série de problemas com as fabricantes acabou atrasando em quase dois anos o lançamento da aeronave. A nova data para o início oficial das operações comerciais está marcada para 2019 nas asas da pioneira China Eastern Airlines. A ideia da COMAC é que o C919 torne-se concorrente direto das aeronaves narrowbodies de Airbus e Boeing, como o A320neo e o B737MAX

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