Planejamento do turismo trará ganhos ao Estado – Diário Catarinense

Um dos Estados mais procurados por turistas do Brasil e exterior, Santa Catarina enfrenta falta de investimentos no setor para potencializá-lo, gerando ainda mais renda o ano todo e podendo superar os mais de 12% que representa no PIB estadual. A ação conjunta de planejamento estratégico ao setor, que envolve a Federação das Indústrias (Fiesc), Fecomércio-SC e o Sebrae-SC, será lançada hoje, às 12h, no Sesc Cacupé. O trabalho está no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Indústria Catarinense (PDIC 2022), que foca medidas para o período até 2022. Contou com a colaboração do trade turístico, governos, terceiro setor, academia e indústria.

Como o turismo impacta a economia de forma ampla e transversal, direta e indiretamente, envolvendo mais de 50 atividades, o plano prevê ações para atrair investimentos em tecnologia, infraestrutura e formação de pessoas. Entre os obstáculos maiores para o setor crescer estão a falta de aeroporto, rodovias, hotéis e outros equipamentos. A pesquisa apurou que apenas seis municípios têm turismo desenvolvido, com os serviços necessários: Florianópolis, Balneário Camboriú, Bombinhas, Itapema, Joinville e Blumenau. 

Municípios como Penha, que sedia o Beto Carrero World, e São Joaquim, que é o principal polo de enoturismo, carecem de hotéis, restaurantes e outros serviços. Um dos desafios é atrair capital para investimentos na rede hoteleira nas cidades que têm essa carência. 

Acompanhe as publicações de Estela Benetti
Leia as últimas notícias do Diário Catarinense      

Pin It

Comments are closed.