NEC apresenta soluções inovadoras para o segmento de varejo no …

As principais novidades da NEC durante o Futurecom 2015 são os sistemas AFIM – Automatic Fresh Items Management e Field Analyst, ambos voltados ao setor do Varejo.

Tendo em vista a tendência do segmento varejista de utilizar as tecnologias big data e analytics de forma a ser mais assertivo na compra de produtos, evitar desperdício, ter um estoque de acordo com o público que frequenta a loja e diminuir custos operacionais, a NEC desenvolveu a solução AFIM – Automatic Fresh Items Management. Trata-se de uma ferramenta automática de planejamento de compra de produtos, transparente aos sistemas de gestão existentes, que utiliza em seu algoritmo as tecnologias big data, analytics e inteligência artificial para cruzar diversas informações, como dados históricos de vendas, localização da loja e dados futuros, como previsão do tempo, eventos na região e futuras campanhas de marketing, entre outros. Com estas informações consolidadas, é possível gerar cenários ideais de compras para que o estoque esteja de acordo com a demanda da loja, tudo em tempo real, evitando perdas.

Comparado a sistemas similares de mercado em um grande cliente, o sistema AFIM chegou a evitar até 66% em perdas. Como resultado, é possível observar uma previsão de compra com alto índice de assertividade, evitando, assim, o descarte por validade expirada, em função da compra excessiva, e também a perda de venda por falta de produto na prateleira, em função da compra insuficiente. Uma das grandes tendências para o segmento de varejo é a utilização das tecnologias big data e analytics, a fim de conquistar mais assertividade na compra de produtos, evitar desperdício, ter um estoque de acordo com o público que frequenta a loja e, sem dúvida, diminuir custos operacionais.

Daniel Mirabile, presidente da NEC no Brasil, explica que cada vez mais as pessoas preferem fazer compras em minimercados e mercados de bairro mais vezes por mês, ao invés de compras mensais como antigamente. “O comportamento da sociedade impacta nos negócios das lojas, que precisam evoluir seus atuais sistemas de gestão de estoque, previsão de compras e segurança. Para isso, a NEC lança soluções inovadoras baseadas na mais alta tecnologia. Tudo isso a um custo bem acessível e que pode facilmente ser pago com as economias geradas pela redução das perdas, tais como estoque, furtos e roubos. O retorno desses investimentos é bem interessante e um ótimo negócio para os executivos do varejo”, complementa o executivo.

O público também terá a oportunidade de conferir como funciona a solução Field Analyst, que analisa o perfil de audiência de visitantes por meio de uma tecnologia avançada de contagem de pessoas, precisando apenas de uma imagem. A ferramenta é capaz de realizar tarefas como reconhecimento de gênero, faixa etária e expressão facial de visitantes, bem como efetuar o controle dos perfis, o que contribui muito para ações e campanhas de marketing e propaganda entre os grandes varejistas, bancos e empresas de transporte público. Como já acontece no Japão, o Field Analyst vem sendo amplamente utilizado também em outras regiões, com grande potencial para ser empregado também no Brasil.

Diferentemente das demais soluções, a Biometria combinada com Análise de Comportamento pode ser utilizada com as câmeras existentes na loja (tanto digitais quanto analógicas). Esse sistema ajuda a reduzir drasticamente as perdas com furtos e roubos, principalmente nos minimercados e mercados de bairro, que não contam com recursos dedicados de segurança. Esse sistema se conecta ao Centro de Controle Segurança existente ou a construção desse centro pode ser incluído no escopo original do projeto.

Website: http://www.nec.com.br

Pin It

Comments are closed.