Mossoró (RN) quer Centro de Convenções para se consolidar de vez no setor; conheça

Oberei Penha (ao centro) junto aos participantes do Fampress organizado pela Emprotur

Oberei Penha (ao centro) junto aos participantes do Fampress organizado pela Emprotur

MOSSORÓ – Segunda maior cidade do estado do Rio Grande do Norte, com cerca de 300 mil habitantes, Mossoró representa um forte polo econômico em relação à outras cidades interioranas do Nordeste. Maior produtor de petróleo em terra do Brasil e de uma das maiores salinas do país, a cidade de médio porte possui uma economia forte, mas ainda carente de investimentos públicos, tendo que contar por vezes com o capital privado para realizar eventos na região. Segundo o secretário executivo do Mossoró Convention Business Bureau, Oberei Penha, a região possui um forte potencial turístico, principalmente por sua localização estratégica entre duas grande capitais no Brasil, Fortaleza e Natal.

Com uma programação histórico-cultural repleta de grandes eventos, a região possui em média 24 eventos fixos organizados todos os anos. Dentre eles o Mossoró Cidade Junina, que acontece durante todo o mês de Junho e é um das maiores celebrações do São João no país. “Hoje o São João de Mossoró, em tamanho, é maior que o de Campina Grande e de Caruaru. Mas ainda perdemos muito na questão da profissionalização, da divulgação”

Com cerca de 700 mil visitantes anuais, o município possui uma infraestrutura turística capaz de suprir uma demanda maior. Hotéis, restaurantes e equipamentos turísticos adequados para receber os turistas nacionais e internacionais são de acordo com o esperado para o setor. Hoje, Mossoró possui cerca de 2 mil leitos prontos para receber visitantes. Porém, a falta de um Centro de Convenções é um dos principais motivos que faz com que a região capte menos eventos do que poderia.

“Não temos muitos eventos captados porque não temos ainda um centro de convenções. Fazemos um ou outro evento aqui esporádico. O São João, o Carnaval, a Feira de Comércio, o Festival de Teatro. A nossa luta agora é em prol de um centro de convenções, porque já provamos que temos vocação para eventos. Nenhuma das cidades próximas tem um calendário de eventos como Mossoró possui”, disse Oberei.

O executivo do Mossoró CVB também adiantou que há em planejamento uma negociação com o governo do Ceará de incluir Mossoró na Rota das Falésias, devido à proximidade entre o município do Rio Grande do Norte e o estado vizinho. A rota atualmente engloba belas praias cearenses como Porto das Dunas, Águas Belas, Morro Branco, Praia das Fontes, Canoa Quebrada, Redonda e Peroba.

“Nós pela primeira vez estamos com uma grande porta de entrada que é a rota das falésias. Ele é um roteiro do Ceará, que está a 50 km daqui, mas muitas pessoas que participam dele não entram no Rio Grande do Norte, em Mossoró porque não faz parte da rota. Nós estamos pleiteando isso, para o governo cearense bater o martelo que sim, que vamos agregar valor a rota de sol e praia. E a expectativa é que isso acontece e a gente possa ver o turista chegando em Mossoró efetivamente”.

Veja abaixo alguns dos atrativos de Mossoró, conhecida por ter sido a primeira cidade da  América Latina a permitir o voto das mulheres, o município que aboliu a escravatura cinco anos antes da Lei Áurea, e que expulsou o “bando” da Lampião.

  • Teatro Municipal Dex-Huit Rosado
  • Interior do Teatro Dex-Huit Rosado
  • Teatro Municipal Dex-Huit Rosado
  • Interior do Teatro Dex-Huit Rosado
Pin It

Comments are closed.