Lucro líquido da Meliá cresce 74%, mas faturamento cai no Brasil

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Escritório comercial da Meliá

A Meliá Hotels International registrou um lucro líquido de 92,2 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2016, 74% a mais que no mesmo período de 2015. O RevPAR (rentabilidade média por unidade de hospedagem) aumentou 11%.

Segundo o vice-presidente da companhia Gabriel Esacarrer, os resultados até setembro mostram um impacto das tendências positivas do turismo na Espanha. “Conseguimos maximizar esse cenário graças à experiência e liderança no segmento de hotéis de lazer, bem como a estratégia bem-sucedida de renovação, rebranding e reposicionamento de ativos”, afirmou.

Apesar do crescimento, a rede perdeu 15% de faturamento no Brasil, em relação ao ano anterior. A companhia acredita que as dificuldades permaneçam no quarto trimestre, embora as expectativas e os mercados financeiros dependam da melhoria dos indicadores econômicos no país. Enquanto isso, 2017 será influenciado pela contribuição significativa que irá representar o novo hotel Gran Meliá Nacional, no Rio de Janeiro.

Já a plataforma de reservas online Melia.com cresceu 29%, mostrando uma tendência mundial em que o consumidor está mais aberto e seguro para realizar compras via internet, principalmente no Brasil, onde esse comportamento é impulsionado pelos smartphones.

Financeiramente, está comprometida em reduzir sua dívida líquida, um dos objetivos em sua estratégia desde 2011. Desde dezembro de 2015, o grupo diminuiu esse valor em 240 milhões de euros.

Expansão internacional – A rede continuou a incorporar hotéis em mercados emergentes, como na Indonésia, Qatar, Vietnã e Cabo Verde. Há também uma abertura para novos mercados como Cazaquistão, Irã e Maldivas.

Também houve evolução do México e, em menor medida, na República Dominicana, apesar do declínio em grupos de negócios e da situação em alguns mercados eminentes latino-americanos. Em particular, a companhia destaca ativos importantes da região, como ME Cabo e os Resorts Paradisus Cancun, Paradisus Playa del Carmen La Perla e La Esmeralda. No quarto trimestre, o grupo irá abrir o Meliá Cartagena de Indias, na Colômbia, assegurando mais uma fatia do mercado latino.

Para os EUA, os resultados caminharam como esperado, superando a desaceleração observada no primeiro semestre do ano, principalmente graças à contribuição de novas aberturas como ME Miami e o Innside New York Nomad. Este último continua a exceder as expectativas em seus primeiros meses de operação, com taxas de ocupação acima de 85%.

Outro destaque foi Cuba, onde as receitas atingiram 17,9 milhões de euros, 31% mais do que no mesmo período em 2015. O RevPAR aumentou 9,9%, graças à evolução das tarifas, que aumentaram 18,1% em euros.

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