Gol vai utilizar sistema de navegação por satélite no Santos Dumont

Gol - Santos Dumont - baixa

A Gol Linhas Aéreas recebe autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizar pousos com o sistema de navegação por satélite ENP-AR (Performance de Navegação com Autorização Requerida) no sentido da Ponte Rio-Niterói para o Pão de Açúcar e também na direção inversa, utilizando a pista 02 do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

“O sistema oferece ainda mais precisão nas aproximações, além de permitir descidas constantes, tornando o voo mais confortável. ESte sistema aprimora a trajetória da aeronave até a pista de pouso”, diz Sérgio Quito, vice-presidente de Operações da companhia.

O executivo ainda explica que, além do ganho imediato de eficiência operacional, os clientes também serão beneficiados. “Desde que iniciamos a operação RNP-AR no Santos Dumont conseguimos diminuir o número de operações impactadas devido ao mau tempo. Em alguns dias de contingência, por exemplo, fomos a única companhia a pousar neste aeroporto. Com a homologação de mais uma pista, o número de voos desviados ou cancelados deve diminuir ainda mais, proporcionando mais segurança, pontualidade e regularidade aos clientes que viajam conosco para o Rio de Janeiro”, explica.

O RNP-AR é um procedimento de aproximação por instrumentos que independe de equipamentos instalados em solo para pousar, permitindo descidas mais lineares e constantes. Desta forma, o percurso por semana é reduzido, economizando 120 quilos de combustível por voo. E isso reflete diretamente na redução de gases causadores do efeito estufa (CO2), de acordo com a companhia. Outro efeito positivo é a diminuição do ruído dos motores, uma vez que a potência deles é menor durante a trajetória.

O sistema de navegação por GPS é o responsável por garantir a alta precisão da tecnologia proporcionando ganhos em relação a outros tipos de aproximação em condições de nevoeiro de forma totalmente segura.

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