Gol da Alemanha: dois anos depois do 7×1, confira sete motivos para visitar o destino

(Foto: Alexandre Macieira - Riotur)

(Foto: Alexandre Macieira – Riotur)

Há exatamente dois anos o Brasil perdia de goleada – e que goleada! – da Alemanha na Copa do Mundo 2014. O famoso 7×1. E nada melhor do que assistir futebol acompanhado de uma cervejinha. Mas que tal trocar o amendoim e o churrasco por um pretzel e uma wurst, a tradicional salsicha alemã, regada a bastante mostarda? Para mostrar que a Alemanha não sabe apenas jogar futebol, mas faz gol de placa no Turismo, o ME elegeu sete motivos para visitar o país agora mesmo!

Bola na rede para fazer o Gol – Para quem gosta de futebol, um passeio imperdível é conhecer a Allianz Arena, em Munique. A nove quilômetros do centro da cidade, o estádio conta com um museu sobre o Bayern, mais famoso e bem-sucedido time Alemanha. O espaço custou 340 milhões de euros e impressiona pelo tamanho.

Allianz Arena

Água que passarinho não bebe – Depois da água e do café, a cerveja é a bebida mais consumida na Alemanha. E não é para menos, com mais de 1500 cervejarias e 5 mil marcas diferentes, o país é um dos mais produzem a bebida no mundo, sendo um dos melhores lugares para degustar a delícia. As cervejas na Alemanha se classificam não só pelas cores, sabores, aromas, mas também pelo teor alcoólico e pelo tempo de fermentação. Dependendo do processo de fabricação, elas tomam as suas características especiais, podendo ter gosto de café, frutas vermelhas, caramelo e até gengibre.

cerveja

Cerveja no Oktoberfest

E vai rolar a festa – Mundialmente conhecida pela Oktoberfest, que inclusive conta com uma versão brasileira, a Alemanha tem diversas festas tracionais que acontecem o ano inteiro, para todos os tipos de público. Os festivais são uma forma de manter antigas tradições vivas, seja através da maior festa de atiradores do mundo, que acontece em Hannover, ou em mercado milenares. Encante-se com o Carnaval de Colônia, o Wurstmarkt de Dürkheim, conhecido internacionalmente como a maior festa de vinho, o Reno em Chamas, em Bonn, um dos maiores festivais de fogos de artifício do mundo, e a festa dos cruzeiros marítimos, realizada em Hamburgo. No final do ano, diversas cidades alemãs recebem as famosas feiras de Natal. São cerca de três milhões de eventos para festejar o ano inteiro.

Carnaval de Colnia

Carnaval de Colônia

Velozes e Furiosos – As autoestradas alemãs são um convite aos amantes de automóveis. Com 12,7 mil quilômetros de asfalto sem pedágio, onde a velocidade máxima pode chegar a 220km/h, as Autobahns, como elas são conhecidas, são verdadeiros parques de diversões para os adultos. E por que não se aventurar pelo tapete cinza com algum dos carros mais desejados do mundo? Afinal, a Alemanha é a sede de marcas como Mercedez-Benz, Porsche e BMW, sendo que cada uma conta com um museu. Os apaixonados por carros precisam visitar também a Autostadt – A cidade do Automóvel e a Fábrica transparente da VW.

Fbrica transparente da VW

Fábrica transparente da VW

Sobre duas rodas – A bicicleta na Alemanha é mais que um meio de transporte, é um estilo de vida. E para quem não consegue ficar um dia sem pedalar, fique sabendo que o destino conta com mais de 70 mil quilômetros de trilhas que cortam o país de Norte a Sul. A escolha pelo roteiro chega ser até difícil, devido a pluralidade de opções: são mais de 200 rotas disponíveis para serem feitas de bicicleta. Visando uma experiência única, ainda é possível encontrar acomodações especialmente para ciclistas, as chamadas Bett+Bike, que possuem mais de 5.400 empreendimentos, desde estalagens rurais até hotéis em castelos.

loja-bikes

Loja decorada com bicicletas

Era uma vez… – Princesas, castelos, contos e fantasia praticamente definem a magia da Alemanha. E para entrar nas páginas de um livro dos Irmãos Grimm, a dica é seguir a Rota Alemã dos Contos de Fadas. O roteiro começa na cidade natal dos famosos contadores de história, em Hanau, e termina em Bremen, onde os animais cantarolam pelas ruas no melhor estilo de Saltimbancos. Uma extensa lista de castelos e palácios faz parte dos atrativos alemães. O mais famoso é o Castelo de Neuschwanstein, em que Walt Disney se inspirou para construir o castelo da Bela Adormecida e da Cinderela nos parques da Flórida e Califórnia. Para se sentir parte da família real, visite ainda o Castelo de Hohenzollern, de Eltz, de Schwerin e de Drachenburg.

Castelo de Neuschwanstein

Castelo de Neuschwanstein

Playground de Museus – Além de serem experts em futebol, cultura, história, festas e cerveja, tem outra coisa que os alemães sabem fazer e muito bem: os museus. Existe museu de tudo que se pode imaginar no país. Contudo, diferente dos museus do restante do mundo, os museus alemães são completamente interativos, mexendo com todos os sentidos dos visitantes. Cerca de 6.250 museus na Alemanha levam os turistas a mundos fascinantes com conceitos empolgantes – seja arte ou história, tecnologia ou arquitetura, literatura ou natureza. Os imperdíveis são: DDR Museum, localizado em Berlim, mostra como era a vida dos alemães na Alemanha Oriental, antiga parte comunista do país; o Miniatur Wunderland (Hamburgo), uma miniatura de estrada de ferro que ocupa uma área de 1.150 m²; o Klimahaus (Bremenhaven), onde é possível ir do calor escaldante da África ao frio congelante do Alasca; e o Deustches Museum: o museu da ciência e tecnologia alemão (Munique).

klimahaus

klimahaus

 

Pin It

Comments are closed.