Entidade Regional de Turismo entregou prémios – Diário do Alentejo

A Entidade Regional de Turismo entregou no último domingo, dia 7, os prémios “Turismo do Alentejo” e “Turismo do Ribatejo” 2016, numa cerimónia que teve lugar no Centro Cultural Fialho de Almeida, em Cuba, e que contou com a presença “de inúmeros parceiros, entre públicos e privados”, adiantou a entidade. Na edição deste ano concorreram à iniciativa 138 projetos do Alentejo e 33 do Ribatejo, num total de 171 candidaturas, mais 53 do que no ano passado.

Nos prémios “Turismo do Alentejo”, o Festival Inter-nacional de Música de Marvão foi considerado o Melhor Evento e a Herdade do Esporão o Melhor Enoturismo. Nesta segunda categoria foram ainda atribuídas menções honrosas à Quinta do Quetzal e à Herdade do Esporão. O Porto das Barcas ganhou o prémio na categoria Melhor Gastronomia e o 5 Amêndoas Restaurante uma menção honrosa. Na categoria Melhor Tecnologia e Comunicação foi atribuída também uma menção honrosa ao Alentejo Exclusive e o prémio no âmbito da Melhor Animação Turística foi para o Museu do Medronho. Nesta categoria o Ola – Observatório do Lago Alqueva também foi distinguido com uma menção honrosa. 
Casas Caiadas foi considerado o Melhor Alojamento Local e a Herdade da Matinha, Country House Restaurant o Melhor Turismo Rural. Receberam ainda menções honrosas, nesta última categoria, a Herdade do Amarelo Natura SPA e o Agro Turismo Xistos. O Prémio de Melhor Empreendimento Turístico foi para o M’ ar de Ar Aqueduto e a menção honrosa para o Vitoria Stone Hotel. O Núcleo Regional do Megalitismo de Mora foi considerado o Melhor Projeto Público.
Nos prémios “Turismo do Ribatejo” foram distinguidos o Proj In.Str/Iniciativa verão In.Str…é um espanto! (Melhor Evento); Sociedade Agrícola da Quinta da Lagoalva (Melhor Enoturismo); Sabores do Toiro Bravo (menção honrosa na categoria Melhor Gastronomia); O Maior Turismo – Sítio de Turismo do Município de Rio Maior (menção honrosa na categoria Melhor Tecnologia e Comunicação); Rota do Escaroupim e Cultura Avieira (Melhor Animação Turística); Passeios Turísticos a Cavalo pelo Ribatejo (menção honrosa na categoria Melhor Animação Turística); Casas do Falcoeiro (menção honrosa na categoria Melhor Alojamento Local); Benavente Vila Hotel (Melhor Empreendimento Turístico); e Falcoaria Real de Salvaterra de Magos (Melhor Projeto Público).
A Entidade Regional de Turismo entregou ainda o prémio “Comunicação Alentejo/Ribatejo” a Hugo Alcântara. Foram distinguidas igualmente as iniciativas  75 Anos das Pousadas de Portugal, 25 Anos do Évora Hotel, 25 Anos das Tasquinhas de Rio Maior e 10 Anos do Fluviário de Mora. O prémio especial “Turismo do Alentejo/                                   /Ribatejo” foi atribuído à candidatura “Falcoaria, um Património Humano Vivo” a Património Cultural Imaterial.
O júri foi presidido por José Manuel Simões (Centro de Estudos Geográficos/    /Universidade de Lisboa) e constituído por António Lacerda (Agência Regional de Promoção Turística), José Manuel Santos (Turismo do Alentejo/Ribatejo), Armando Rocha (Neoturis), Carina Monteiro (Publituris), José Luís Elias (Turisver), Pedro Chenrin (Ambitur), Joana Emídio (“O Mirante”), José Miguel Piçarra (“Diário do Sul”), Jaime Serra (Universidade de Évora) e Teresa Ferreira (Turismo de Portugal). 

Pin It

Comments are closed.