Emirates confirma planos e lançará Premium Economy até 2018

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Tim Clark

O que já vinha sendo cogitado e praticamente confirmado, durante os últimos meses, enfim ganhou uma data oficial de lançamento. A Emirates Airline terá até meados de 2018 a mais nova classe Premium Economy em sua frota de aeronaves. A informação foi confirmada pelo próprio presidente Tim Clark, que já deu um prazo para iniciar as operações do novo serviço: de 12 a 18 meses. Com isso, é possível que tenhamos aeronaves prontas para oferecer um maior conforto por um preço bem mais acessível já no ano que vem.

Popular e lucrativo, o novo serviço até um certo ponto não fazia parte dos planos da Emirates. Em maio, a empresa começava a cogitar a possibilidade. Em setembro, vendo seus lucros afetados, a Emirates voltou a não descartar a ideia que cairia como uma luva, ao lado da criação de taxas extras (ainda não confirmada). Neste dia 12 de dezembro, portanto, a companhia passa a ser a primeira do Golfo a pelo menos anunciar a introdução do novo produto, já que Etihad Airways e Qatar Airways ainda não cogitam a utilização deste serviço.

De acordo com a agência de notícias Reuters, o presidente Tim Clark afirmou que acredita que a companhia já terá a Premium Economy em serviço nos próximos 18 meses. “Estamos no estágio de descobrir que tipo e quais formas a classe ganhará”, disse. Para o executivo, a chegada da Premium Economy, que é a metade do caminho entre Economy e Business, faz parte de um desenvolvimento natural da companhia. Além disso, uma série de fatores começava a arruinar os ganhos da companhia, algo que pode mudar daqui para frente.

O saudável lucro é atualmente afetado por três fatores: a companhia é conhecida historicamente por registrar grandes ganhos no transporte dos empresários do petróleo entre as regiões ricas de matéria-prima e suas linhas produção, mas atualmente o negócio está cada vez menos lucrativo. A Emirates também viu sua demanda de passageiros diminuir drásticamente em algumas áreas afetadas pelo terrorismo e outros movimentos que envolvem turbulências políticas e econômicas. Outro ponto é a forma como a concorrência está reagindo às inovações da companhia, com diversas transportadoras já oferecendo os mesmo serviços e vantagens.

Para Tim Clark, na época, existiam certos impedimentos para o desenvolvimento da Premium Economy, barreiras que já foram e outras que serão ultrapassadas para o lançamento do produto. “Uma delas é a logística de incorporar a classe às nossas 254 aeronaves, e a outra está na definição do produto. Como será isso? Qual será o valor? Precisamos ter certeza que existirá demanda suficiente para sustentar o investimento, já que o custo é enorme. Agora, por exemplo, é um péssimo momento para tomarmos qualquer decisão”.

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