Dupla apresenta concerto inusitado com música clássica indiana

Neste sábado, dia 20, a Sala Sergio Magnani, da Fundação de Educação Artística, apresenta o canto Dhrupad, uma forma sobrevivente mais antiga da música clássica indiana, tendo sido originada no canto de hinos védicos e mantras. O concerto acontece às 20h30 e tem ingressos até R$ 20.

Créditos: divulgação

Ricardo Passos e Edson Fernando

O concerto se divide em duas partes: na primeira o cantor apresenta uma estrutura melódica de forma gradual e improvisada, convidando o público a se imergir no universo sonoro da Raga; na segunda parte é apresentada a composição com uma poesia em devoção às divindades da tradição hinduísta acompanhada do tambor tradicional, o Pakhawaj.

Além de ser uma arte clássica altamente desenvolvida com uma complexa e elaborada gramática e estética, a música clássica indiana é também uma forma de veneração na qual oferendas são feitas ao divino através do som. O Dhrupad pode ser visto tanto como uma arte performativa retratando um vasto universo de emoções humanas, assim como uma forma de yoga baseada no conhecimento dos nadis e chakras.

Este canto era originalmente entoado nos templos e mais tarde (ao redor do séc.XV) prosperou sob o patronato dos reis das cortes mogóis adquirindo o formato que se mantém até hoje.

A dupla que apresenta o concerto é formada por Ricardo Passos, que aprendeu o canto Dhrupad na Índia, e  Edson Fernando, baterista e percussionista na cena musical mineira.


  • Mais música na capital mineira: 

Karol Conka e Ellen Oléria de graça no Festival de Arte Negra

Música Clássica Indiana – Apresentação de canto Dhrupad

Sex 20/10  às 20:30 


Pin It

Comments are closed.