CVC e CI são as marcas de turismo e intercâmbio mais citadas em pesquisa

A despeito do espectro da crise que ronda a economia brasileira, a CVC foi a marca de turismo mais lembrada em pesquisa espontnea realizada pelo Datafolha. Entre os entrevistados das classes A e B, a empresa recebeu 44% de citaes.

Outras marcas mencionadas na pesquisa, que testou a popularidade das empresas do setor de turismo, foram a TAM, com 7%; a Decolar.com, lembrada por 3%; e a Gol mencionada por 2% dos ouvidos.

As demais marcas lembradas pelo pblico atingem, no mximo, 1%. No geral, 28% dos paulistanos no se recordam de empresa alguma.

A popularidade da CVC, fundada em Santo Andr (SP) em 1972, mostra que, ao longo de 43 anos, a operadora soube driblar as crises e as transformaes ocorridas no setor.

Num tempo em que algumas das operadoras tradicionais de turismo passaram —e seguem passando— por dificuldades, e que mesmo as empresas virtuais, mais focadas na venda de viagens online, no apresentam resultados to consistentes, a CVC fez a lio de casa.

Com a popularizao da internet nas ltimas duas dcadas, o setor de viagens viu diminuir suas comisses diante da venda direta online de passagens areas e hospedagens.

Atenta a esse movimento, a CVC se reinventou e investiu em sites, mas no perdeu o foco no seu pblico consumidor e, principalmente, manteve os anncios publicados em jornais e revistas de grande circulao, no rdio e na TV.

Em 2009, a operadora, que j era lder na indstria de viagens no pas, recebeu investimentos do grupo norte-americano Carlyle, que adquiriu 63,3% da empresa. Em 2013, a CVC abriu seu capital na Bovespa (Bolsa de Valores de So Paulo), consolidando sua expanso.

MODELOS VENCEDORES

Mas a explicao para a popularidade no se atm s suas mudanas meramente empresariais ocorridas nos ltimos anos. A operadora se modernizou, mas manteve suas caractersticas essenciais. Um exemplo foi a manuteno dos seus fundadores, apesar do aporte recebido.

O seu fundador Guilherme Paulus hoje, alm de acionista, presidente do Conselho de Administrao da operadora. Valter Patriani, alis, “seu Valter”, o atual vice-presidente de produtos, marketing e vendas, tambm continua frente da CVC.

Juntos, Paulus e Patriani so dois dos mais importantes protagonistas da indstria de viagens no pas desde que a operadora nasceu, numa pequena loja de 60 m2. Para fortalecer o time, a empresa contratou Luiz Eduardo Falco, que foi vice-presidente da TAM e, hoje, presidente-executivo da CVC.

Com 934 lojas de portas abertas para as ruas em mais de 300 municpios brasileiros, a CVC fatura cerca de R$ 4,5 bilhes e embarca mais de 3 milhes de passageiros por ano.

No primeiro semestre de 2015, suas reservas confirmadas totalizaram R$ 2,51 bilhes. E as vendas pela internet tm aumentado: s as reservas realizadas on-line ficaram na casa dos R$ 128,7 milhes, um crescimento de 22,6% em relao ao mesmo perodo do ano passado.

Graas sua escala consideravelmente maior do que as concorrentes, a empresa organiza pacotes a preos competitivos para mais de mil destinos nacionais e internacionais.

Pacotes que, alis, no se atm a um nicho especfico. Na outra ponta da indstria, num tempo em que o dlar decola, as operadoras tendem a se especializar para sobreviver.

Como a educao , em geral, considerada um investimento que no deve ser cortado, as empresas especializadas em intercmbio —viagens de estudos para quem quer aprender idiomas— tendem a sofrer menos com a queda nas vendas. O Datafolha tambm perguntou qual a melhor agncia ou operadora que atua nesse segmento. Depois da CVC, que ficou com 4% de menes, vem a Central de Intercmbio (CI), lembrada por 3% dos paulistanos ouvidos.

A CI tem 87 lojas em todo o pas e tambm realiza suas vendas por meio de um site bastante completo, que traz informaes sobre as escolas, transporte, custo de vida, programao cultural e viagens no entorno das cidades onde os cursos acontecem. Entre os entrevistados, 81% no lembraram a marca de nenhuma empresa de intercmbio.

Pin It

Comments are closed.