A proposta da Boeing em “alongar” o já existente B777-9X e criar uma variante que seria chamada de B777-10X, a fim de disputar diretamente com o A380, foi confirmada pelo CEO Dennis Muilenberg nesta quarta-feira (13). O executivou afirmou que existe “um certo interesse dos clientes” em adquirir uma aeronave maior do que o atual top de linha da família B777X, algo que “teríamos a total capacidade de realizar”, frisou o CEO.
Para ele, o “B777X já foi criado com a possibilidade de crescimento em mente, mas volto a frisar que não precisamos tomar nenhuma decisão no momento”, disse. “Se a Boeing já tinha planos de fazer um B777 ainda maior, para nós é relativamente simples alongar a fuselagem da aeronave”, completou o CEO da Boeing, empresa que precisaria desenvolver uma aeronave com até 450 assentos caso queira disputar mercado com o A380, que já não é tão movimentado atualmente.
A Boeing precisa no entanto tomar cuidado com este mercado, já que a própria Airbus já anunciou um corte drástico na produção de A380s a partir de 2018. O CEO Denis Muilenberg conhece bem a real situação do mercado para aeronaves widebody e superjumbo, que vem sofrendo quedas a cada ano por conta da queda no transporte de cargas e da desaceleração no tráfego aéreo internacional. Outro fator que incomoda o desenvolvimento de aeronaves de grande porte é a nova tendência das companhias em adquirir aeronaves menores, mas que tenham um custo operacional também menor e uma eficiência energética favorável.