Após encomendar mais de 400 aeronaves da família, Air Asia recebe o 1° A320neo

a320neoairasiafirstdeliveryvips

Kiran Rao, VP Executivo de Marketing e Estratégia da Airbus, Aireen Omar, CEO da Air Asia, e Bruno Castole, VP da CFM International, Bruno Castola

A maior cliente comercial para aeronaves A320neo enfim teve o gostinho de receber a primeira unidade de sua frota. Com motores LEAP-1A da CFM International, a Air Asia recebeu apenas a primeira das 575 aeronaves já encomendadas junto à francesa Airbus. Deste montante, 404 unidades são da família A320neo, número que aumentou significativamente após a companhia confirmar a ordem de compra para mais 100 A321neos durante o Farnborough Airshow, no último mês de julho. Com 186 assentos, a aeronave ainda vem com a Space Flex Cabin.

Esperta, a Air Asia conseguiu “fugir” dos motores PW1100G by Pratt Whitney que vêm tirando o sono de diversos clientes, entre eles o furioso Akbar Al Baker, CEO da Qatar Airways, que até o momento já cancelou três unidades do modelo. Segundo fontes do setor, os A320neos motorizados por PW ainda sofrem com algumas restrições devido ao hardware e ao software, que após o acionamento necessita manter a marcha lenta por três minutos. O problema impede que a aeronave inicie os procedimentos de taxi, algo considerado extremamente sério em aeroportos movimentados, podendo comprometer inclusive a utilização de slots.

Pin It

Comments are closed.