Airbus desenvolverá caixa-preta ejetável até 2019; veja o que muda

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A vida das equipes de resgate e dos especialistas em acidentes aéreos será facilitada

O árduo e desgastante trabalho das equipes de busca e resgate especializadas em acidentes aéreos será facilitado pela Airbus. Uma solução criada pela fabricante francesa ajudará, não só as equipes, mas as famílias que perdem seus entes queridos e os investigadores especializados em acidentes aéreos envolvendo aeronaves comerciais. A partir de 2019, a Airbus passa a instalar uma segunda caixa-preta perto da parte traseira da aeronave com um sistema mecânico de ejeção.

Como assim? Se uma aeronave cair no oceano, a caixa-preta se desprenderá da fuselagem da aeronave, boiará e passará a soltar os já conhecidos pings com um transmissor local de emergência. Isto ajudará as equipes de resgate a achar o componente facilmente e, deste modo, esclarecer quaisquer dúvidas que aparecerão após o acidente. Este tipo de ejeção é apenas uma das novidades da caixa-preta da Airbus que passará a ser instalada, primeiramente, nos A350s a partir de 2019.

Mesmo menor, a black box (que é laranja) será capaz de gravar até 25 horas de conversa do cockpit e até duas horas de dados de voo. É bom lembrar que o equipamento só será ejetado se o acidente aéreo causar uma grande deformação na estrutura da aeronave ou se a mesma submergir no oceano. Após chegar aos A350s, toda a frota da fabricante francesa também ostentará a nova tecnologia que esperamos que nunca seja de fato utilizada.

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