Agricultores investem em turismo rural em Francisco Beltrão no PR

Quem quer fugir do agito do carnaval pode visitar propriedades rurais de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, que trabalham com turismo rural. Um exemplo é um recanto que existe há 15 anos e é administrado por uma família que optou por trocar a pecuária pelo turismo.O sítio fica a 10 quilômetros do Centro da cidade e oferece churrasqueiras, camping, redes, água encanada e banheiros.

O principal atrativo, no entanto, é a cachoeira e o rio. Foram justamente as belezas naturais que fizeram os agricultores investirem em turismo rural. A proprietária Melania Dário conta que o sítio era alvo de intrusos que iam tomar banhos de cachoeira. “Com a ideia de amigos, a gente resolveu transformar a propriedade que a gente usava para criar gado de leite em recanto”, conta Melania.

Os visitantes aprovaram a ideia. “É muito bom estar aqui, lugar fresquinho e água gelada”, relata o turista Nilson Chioqueta. Ele levou a mulher e as filhas para aproveitar a área verde com redes espalhadas entre as árvores.

Já o visitante Nei Coman aproveitou a cachoeira com água limpa e fresca. “Achei bem legal a cachoeira, é um ambiente bem legal”, comenta. Coman levou a esposa e a filha para brincar na água.

Conforme uma das técnicas do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Sueli Baldo, mais propriedades rurais de Francisco Beltrão adaptaram os sítios para receber turistas. Ela lembra ainda que os familiares trabalham juntos. “Temos várias famílias que oferecem o peixe, o suco, e a mão de obra para ajudar a cuidar”, completa.

Pin It

Comments are closed.