4 restaurantes em Campos do Jordão para mergulhar em uma verdadeira experiência gastronômica
Conheça 4 restaurantes surpreendentes, testados e aprovados pela MídiaTuris, em uma das cidades mais procuradas da Serra da Mantiqueira
Situada nos arredores da Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão se destaca por ser um dos destinos mais procurados por turistas do Brasil inteiro, principalmente durante o inverno. Sua arquitetura característica inspirada em construções europeias faz com que a cidade seja reconhecida como “Suíça Brasileira” e é uma válvula de escape para viver experiências avassaladoras.
Seu clima amistoso faz com que a cidade mais alta do país – 1.628 metros acima do nível do mar – esbanje charme e convide o viajante a aproveitar o melhor da gastronomia em seus inúmeros restaurantes, bares e cafés espalhados por suas ruas peculiares. Não pense que Campos do Jordão se baseia apenas em vinhos e fondue. A experiência vai muito além do imaginável.
Fomos convidados pelo Sabores da Montanha, grupo especializado na gastronomia da Serra da Mantiqueira, para conhecer 4 restaurantes em Campos do Jordão que aguçam todos os paladares e preferências. A viagem aconteceu em meados de novembro de 2021 e contou com cerca de 10 jornalistas especializados no segmento de turismo e gastronomia.
Villa di Pheonix MG 74
Com o objetivo de unir a tradição do conceituado “American BBQ” e o melhor do churrasco brasileiro, nossa primeira parada foi no recém inaugurado Villa de Pheonix MG 74, localizado no tradicional bairro do Capivari, atrás do Tênis Clube da cidade. Seus cortes exclusivos são feitos em uma estrutura envidraçada, equipada com churrasqueira, pit smoker e parilla.
O restaurante possui 1.000m² e é rodeado por vegetação nativa da Serra da Mantiqueira. Sua decoração é moderna, com cores vibrantes e convidativas para aproveitar ao máximo a experiência gastronômica. Além de contar com música ao vivo e um bar recheado de opções para os amantes de bons vinhos e drinks exóticos, o que chamou a atenção foi a personalidade e criatividade nos pratos apresentados.
O Villa di Pheonix MG 74 surpreendeu o paladar com seus cortes nobres, acompanhamentos saborosos e temperos únicos. A casa atende todas as preferências, desde aos amantes de um bom churrasco a vegetarianos.
Sugestões de entrada: queijo coalho, salada caesar, manta de linguiça com queijo e bolinho de falafel acompanhado de picles de rabanete e hommus.
Sugestões de prato principal: arroz biro-biro (cubos de bacon, batata palha e outras especiarias), arroz com brócolis, mac n’ cheese. Carnes: pancetta com melado, fraldinha, picanha da casa e o cupim defumado.
Sugestão de sobremesa: Banana na brasa com queijo branco, doce de leite e uma pitada de sal grosso para equilibrar o paladar.
Sugestão de drink: Caipirinha Tropicallia – cachaça carioca, com pedaços de morango e kiwi.
Opinião: Sou apaixonada por churrasco desde que me conheço por gente. Degustar bons cortes de carnes me levam até uma nostálgica viagem de volta à infância. Meu destaque vai para a picanha da casa e pancetta, que estavam no ponto perfeito e são duas iguarias que, particularmente, eu mais gosto. Nunca havia experimentado o arroz biro-biro e este caiu como uma luva acompanhando os principais cortes. A salada caesar também me chamou a atenção, já que, sua explosão de sabor me mostraram que os ingredientes eram totalmente orgânicos e frescos. Em contrapartida, a sobremesa não foi uma das minhas preferidas da vida, tendo em vista que não sou fã de banana. Entretanto, a autenticidade do prato fez com que eu experimentasse também. O doce de leite com o queijo branco e a pitada do sal grosso levam um equilíbrio a sobremesa, tornando-a especial e diferente.
Serviço: O Villa de Pheonix MG 74 é localizado na Rua Roberto Simonses, 24 – Capivari – @villadipheonixmg74
Officina Di Carne
Andar pelas ruas de Campos do Jordão ao anoitecer pedem um bom jantar com um ambiente intimista. Nossa segunda parada foi na Officina Di Carne, uma steakhouse também especializada em cortes nobres e com uma decoração típica dos melhores restaurantes europeus.
A casa apresenta música ao vivo, cervejas artesanais da melhor qualidade e petiscos diferentões para aproveitar o jantar e está bem próxima as principais paradas para fotos no bairro do Capivari, no centro da cidade.
Sugestões para petiscos: mandioca com parmesão; pancetta; bife ancho na chapa e arroz biro-biro.
Sugestão de sobremesa: o tradicional petit gateau com sorvete de creme e morango.
Sugestão para bebida: chopp artesanal
Opinião: A Officina Di Carne apresenta um espaço super aconchegante e as pedidas não poderiam ter sido melhores. A mandioca frita com parmesão é extremamente macia e deliciosa. Mas, novamente, como uma apaixonada por carnes, tenho que exaltar a pancetta com limão e o bife ancho, que é constantemente aquecido pela chapa e cortado como petisco. É um verdadeiro churrasco sobre a mesa, perfeito para uma noite entre amigos, família ou, até mesmo, para um jantar intimista entre dois. Para a sobremesa, decidi ir no clássico Petit Gateau, que só pela apresentação já causou um impacto no meu paladar.
Serviço: A Officina Di Carne está localizada na Praça São Bento, 45 – Loja 03, também em Capivari. – @officinadicarne
Forneria Ristorante
Elegante, amplo e aconchegante, a terceira parada por Campos do Jordão foi na impecável Forneria Ristorante. Para quem não dispensa e é apaixonado pela culinária italiana, essa é a deixa perfeita para experimentar pratos que saem do tradicional e dão água na boca. A casa possui uma decoração totalmente convidativa com tons em amarelo e preto, além de espelhos espalhados que completam o local. Todo o cardápio é assinado pela Chef Lu Benedicto e apresenta inúmeras opções das mais variadas iguarias italianas que fazem qualquer um se surpreender.
Sugestões de entradas: Dadinho de tapioca com calabresa e geleia de pimenta;
Sugestões de pratos principais: Gnocchi de foundue e chorizo com fritas e molho chimichurri;
Sugestão de sobremesa: Churros com sorvete de creme crocante, doce de leite e creme de avelã.
Opinião: Não é atoa que a culinária italiana é uma das prediletas entre os brasileiros, afinal, quem não ama degustar massas deliciosas e altamente saborosas? Me considero uma dessas pessoas. Eu simplesmente amo massas e sou suspeita para falar dos pratos que experimentei na Forneria. Meu destaque claramente vai para o gnocchi de foundue, um prato diferente, saboroso, com massa e molhos totalmente frescos e em quantidade perfeita. Foi algo que realmente surpreendeu meu paladar. O chorizo, por sua vez, também estava totalmente apetitoso, macio e muito bem temperado. Em relação a sobremesa, churros é sinônimo de felicidade, ainda mais acompanhado de doce de leite e creme de avelã. Sabor irresistível, crocante por fora e super macio por dentro.
Serviço: Rua Djalma Forjaz, 71 – Capivari – @forneriaristorante
Villa di Pheonix
Sendo um dos mais tradicionais e conceituados restaurantes de Campos de Jordão, o Villa di Pheonix é como se fosse o “irmão mais velho” do Villa Di Pheonix MG 74 e representa o verdadeiro espírito da sofisticação e glamour. Inaugurado em 1996, o local é referência em proporcionar bons momentos e está localizado no coração das luzes do Capivari. Além disso, é impossível não querer entrar, já que há um grande telão dando as boas-vindas logo na entrada e música ao vivo para completar a experiência. Perfeito para juntar os amigos e assistir uma partida de futebol.
A decoração do restaurante é totalmente impecável e surpreendente. Com um teto alto, seus lustres exóticos e luzes espalhadas fazem com que o visitante se sinta dentro do filme “Enrolados”. Ainda há diversas plantas espalhadas pelo ambiente amplo que se complementam com os aquecedores tanto da área externa, quanto interna.
O cardápio extenso também é destaque. São inúmeras opções de saladas, risotos, massas e carnes, unindo com drinks exóticos e sobremesas deliciosas. Não é atoa que a casa é uma das principais paradas no destino.
Sugestões de entradas: bolinhos de mix de cogumelos, dadinhos de tapioca, bruschetta com queijo brie e parma, mini hambúrgueres de linguiça artesanal.
Sugestões de pratos principais: carneiro empanado com risoto de beterraba e salmão ao molho de maracujá com risoto de palmito.
Sugestão de sobremesas: Mini fondue de chocolate.
Opinião: O mix de sabores e a extensa variedade de pratos fez com que eu me apaixonasse pelo Villa Di Pheonix. Falando das entradas, meu destaque vai para a bruschetta de queijo brie com parma e os bolinhos com mix de cogumelos. A bruschetta é perfeita em todos os sentidos: textura, sabor e apresentação. Já o bolinho foi impossível não conquistar meu paladar, tendo em vista que sou fã de carteirinha de shimeji e shitaki.
Depois de comer absurdamente bem apenas na entrada, fui surpreendida pelo melhor risoto de palmito com salmão ao molho de maracujá que já provei na vida. O prato surpreendeu tanto na quantidade – foi o maior e mais suculento salmão que já experimentei, além do sabor irresistível. Para ficar ainda melhor, finalizamos o jantar provando o verdadeiro e autêntico fondue de Campos do Jordão. Com opções de morango, uva, banana e marshmallow, a sobremesa é uma ótima pedida para dividir entre os amigos, família e casais. Tudo se complementa.
Serviço: Rua Djalma Forjaz, 89 – Capivari – @villadipheonix
Acompanhe o MídiaTuris nas Redes Sociais:
Instagram: @midia.turis – todos os conteúdos sobre a viagem.
TikTok / Twitter / Facebook: @midiaturis
Sorry, the comment form is closed at this time.
Pingback: Secreto Luxury Boutique Hotel: sofisticação e conforto em Campos do Jordão