Se você ama pedalar, apaixone-se por Amsterdã

Se você é daquelas que quando o sábado está ensolarado já pensa em dar uma volta de bike, que quando está no carro a caminho do trabalho fica imaginando como seria fazer aquele trajeto de bicicleta, que prefere mil vezes bicicleta do que dirigir, que quando vê alguém pedalando em horário comercial, enquanto todo mundo está parado no trânsito, pensa “nossa, como faço pra sair correndo desse carro?”, que fica imaginando como seria legal morar em uma cidade plana e cheia de ciclovias… ufa!… então toca aqui! o/ Você vai amar Amsterdã!

Muitas bicicletas, muitos canais e muitas flores, como no amar?Muitas bicicletas, muitos canais e muitas flores, como no amar?

Créditos: Arquivo pessoal

Muitas bicicletas, muitos canais e muitas flores, como não amar Amsterdã?

Já aviso que será amor à primeira vista, nem adianta fazer a #elza porque não há como fugir. Tem mais bicicleta do que morador na cidade. São mais de 881 mil magrelas contra 834 mil Amsterdammers {àqueles que nasceram ou cresceram na cidade}. Não é incrível?! Pois é, te falei que é impossível não se encantar!

Tem mais bicicleta do que morador na cidade. Acredite!Tem mais bicicleta do que morador na cidade. Acredite!

Créditos: Arquivo pessoal

Tem mais bicicleta do que morador na cidade. Acredite!

Ao descer na Estação Central de Amsterdam você verá um montão de bicicletas em uma espécie de estacionamento. Muitas mesmo, não é modo de falar, não. Um em cada três moradores usa a bicicleta para ir ao trabalho. Cerca de 2,3 milhões de pessoas vivem na região metropolitana e boa parte usa transporte público para ir à cidade, depois terminam o trajeto de bike!

Amsterdam_bicicletas_estacionamento_estacao_centralAmsterdam_bicicletas_estacionamento_estacao_central

Créditos: Amsterdam_bicicletas_estacionamento_estacao_central

O estacionamento de bicicletas na Estação Central de Amsterdã é impressionante!

Existem 250 mil vagas de estacionamentos para bicicletas em Amsterdã e a grande maioria está localizada em espaço público. Regularmente são organizadas as “campanhas de etiqueta, na qual um adesivo é colocado em cada bike com o aviso de que ela será removida e levada ao Depósito de Bicicleta, caso o dono não apareça dentro do prazo. É o “achados e perdidos” das magrelas!

H cerca de 250 mil estacionamentos de bicicletas em Amsterdam. H cerca de 250 mil estacionamentos de bicicletas em Amsterdam.

Créditos: Arquivo pessoal

Há cerca de 250 mil vagas de estacionamentos para bicicletas em Amsterdã

Bicicletas, carros e os famosos tram (um trem bonitinho que circula pela cidade) dividem o mesmo espaço. Há mais bicicletas do que carros nas ruas! São 881 mil bikes contra 263 mil automóveis! Aliás, elas são responsáveis por 38% do tráfego de Amsterdam. Pra dar conta de tantas pedaladas, mais de 400 km são destinados às ciclovias.

Olha l que bonito, bike, carro, tram, tudo misturado.Olha l que bonito, bike, carro, tram, tudo misturado.

Créditos: Arquivo pessoal

Olha lá que bonito, bike, carro, tram, tudo misturado

Todo mundo pedala, MESMO! Antes mesmo de começar a andar, uma criança já das uns rolês de bicicleta com os pais. É muito comum ver mamães pedalando com seus filhinhos em uma cadeirinha ou em um carrinho. Inclusive da pra alugar uma bike com cadeirinha.

Duas crianas?! Sim, fofura em dobro!Duas crianas?! Sim, fofura em dobro!

Créditos: Arquivo pessoal

Duas crianças?! Sim, fofura em dobro!

Mame e filhinha em um sbado  tarde 3Mame e filhinha em um sbado  tarde 3

Mamãe e filhinha em um sábado à tarde 3

Também é comum ver idosos pedalando por aí. Aliás, alguns deles não deveriam ser chamados assim, porque são mais atletas do que eu, que tenho 30. Hahaha. Como vocês podem ver, é um estilo de vida!

Quando cabelos brancos significam APENAS que voc  descolado!Quando cabelos brancos significam APENAS que voc  descolado!

Créditos: Arquivo pessoal

Quando cabelos brancos significam APENAS que você é descolado!

Os animais também fazem parte dessa delícia que é pedalar e acompanham os seus donos, sentadinhos, de boa, nos passeios pela cidade. Não é a coisinha mais linda?!

Que coleira o queee, o catioro vai na bike da mame!Que coleira o queee, o catioro vai na bike da mame!

Créditos: Arquivo pessoal

Que coleira o quêeee, o catioro vai na bike da mamãe!

Fato curioso: A cada ano, mais de 12 mil bicicletas são pescadas, literalmente, nos canais cidade.

Uma hora pode acontecer de a bike cair no rio, no?!Uma hora pode acontecer de a bike cair no rio, no?!

Créditos: Arquivo pessoal

Uma hora pode acontecer de a bike cair no rio, não?!

Mais um fato curioso: O museu Rijks é um dos mais famosos da cidade e serve de atalho para ciclistas e pedestres desde que foi construído. Um túnel atravessa o museu separando galerias de arte e proporcionando uma experiência incrível!

Rijks: o museu com passagem para bicicletas! Rijks: o museu com passagem para bicicletas!

Créditos: Crédito: The Gurdian

Rijks: o museu com passagem para bicicletas!

Um lugar delicioso para pedalar é o Voldenpark, que fica no meio da cidade! Pensa num parque bem cuidado, tranquilo, com gente de todas as tribos convivendo em harmonia, é lá mesmo!

Vondelrpark: muito gostoso e no meio da cidade!Vondelrpark: muito gostoso e no meio da cidade!

Créditos: Arquivo pessoal

Vondelrpark: muito gostoso e no meio da cidade!

Uma pesquisa bienal realizada pela Copenhagenize Design Company analisa os esforços das cidades para melhorar o uso de bicicletas e criar um índice das cidades bike-friendly. Nas primeiras edições, 2011 e 2013, Amsterdam ficou em primeiro lugar. Porém, em 2015, a capital dinamarquesa foi a primeira colocada, seguida de Amsterdam. Copenhagen reivindicou a vaga após investimentos contínuos em infra-estruturas, incluindo uma nova super ciclovia para ligar os moradores de áreas adjacentes à capital. Ok, mas Amsterdam continua em nossos corações 3

Gente, olha isso *.*Gente, olha isso *.*

Créditos: Arquivo pessoal

Gente, olha isso *.*

E aí, já tá pensando em alugar uma bicicleta quando for pra Amsterdam? Tá, né?! Hahaha. Isso aí, bora engrossar as canelas e conhecer essa cidade linda! E quem já realizou esse sonho, como foi? Compartilhe com a gente.

Confira mais textos como esse no blog Viagem em Sintonia.

Keila Marques é jornalista e autora do blog Viagem em Sintonia. Vive em São Paulo e já morou em Curitiba, Viña del Mar (Chile) e Brisbane (Austrália).

+ posts do autor

Rede Viagem Livre

Este conteúdo – assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios – é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Pin It

Comments are closed.