‘Se achegue’, relaxe e curta! Você está em Arraial d’Ajuda

Um vilarejo de pouco mais de 850 pessoas nos anos 80 –nativos e turistas do mundo todo que foram a passeio e por lá foram ficando–, transformou-se em um distrito com proporções de cidade, hoje com mais de 20 mil habitantes. A beleza de suas praias e sua natureza, harmonizada com o ar aconchegante de um vilarejo com uma estrutura de cidade grande, dão a Arraial d’Ajuda um potencial mais do que suficiente para atrair o ano inteiro milhares de  turistas de várias partes do Brasil e do exterior.

Créditos: Eduardo Andreassi

Centro comercial de Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro

Sendo distrito de Porto Seguro e localizado a 5 km do mesmo, Arraial d’Ajuda é considerado um dos vilarejos mais charmosos do Brasil. Seu grande público é sem sombra de dúvidas, os casais, famílias e jovens, que frequentam seus bares sofisticados, as transadas lojas de artesanato e de roupas e apreciam a excelente gastronomia da região.

Além disso, bons hotéis da região, pensando em um público mais restrito e com alguma dificuldade de locomoção, proporcionam estrutura e serviços que facilitam a locomoção e entretenimento de seus hóspedes.

Explorando Arraial d’Ajuda

Créditos: Eduardo Andreassi

Arraial d’Ajuda tem uma ótima infraestrutura de comércio e hospedagem

Largo da Ajuda – O centro histórico da vila, tombado pelo Iphan, compreende a singela igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda, erguida em 1551 e que abriga um lindo mirante. De lá é possível visualizar o encontro do rio Buranhém com o mar.

Créditos: Eduardo Andreassi

Mirante em Arraial d’Ajuda

Passeios por lá Não deixe de ver artigos de decoração, roupas e acessórios no lado oposto do Largo da Ajuda e apreciar a feirinha de artesanato e atrações musicais. Artesãos vindos de todos os cantos do Brasil e instalados em Arraial há anos, mostram suas habilidades com as peças que produzem, com toques de simpatia e calma, que só o baiano tem.

Créditos: Eduardo Andreassi

Praia da Pitinga

Praias – Arraial d’Ajuda oferece praias para todos os gostos. Desde as mais badaladas até as mais isoladas e tranquilas. Aproveite e explore as lindas e paradisíacas praias de Mucugê, Araçaípe, dos Pescadores e Apaga-Fogo. À direita de Mucugê, a praia central de Arraial d Ajuda, está a badalada praia do Parracho. Continuando, chega-se à Pitinga, uma praia mais tranquila. Mais adiante fica a isolada Taípe, a praia mais afastada e selvagem de Arraial d’Ajuda –cerca de duas horas de caminhada partindo da vila. O cenário compensa: a praia abriga as mais imponentes e belas falésias do sul da Bahia, chegando a 45 metros de altura.

Créditos: Eduardo Andreassi

Vista da praia de Taípe

Vida noturna – se é final de tarde e quer curtir até altas horas da manhã, você deve ir à rua do Mucugê e Beco das Cores. Galera bonita de todas as regiões curtem boas músicas e paqueras, embalados pelo clima gostoso e alegria dos frequentadores. Afinal, você está a passeio aqui na Bahia!

Créditos: Eduardo Andreassi

Vista de Trancoso

De uma esticada até Trancoso e Caraíva 

Trancoso é a próxima parada para quem está no Arraial d’Ajuda. É uma simpática vila distante 26 quilômetros de Porto Seguro, com traçado urbano típico dos jesuítas, formando uma grande praça conhecida como “o Quadrado”, que na verdade é um retângulo rodeado de casinhas coloridas, restaurantes e lojinhas.

Créditos: Eduardo Andreassi

Lojas e restaurantes

O anoitecer lá é uma atração à parte. As lojas e restaurantes acendem suas fachadas, criando um belo espetáculo de luzes mesclando com as construções do local e sua natureza, proporcionando um ar de aconchego.

Praia do Espelho – Caraíva

Créditos: Eduardo Andreassi

Vista da praia do Espelho, em Caraíva

Considerada uma das mais lindas do Brasil, é uma ótima opção para quem quer sossego, sol e mar e curtir areia branca e águas claras. Localizada no distrito de Caraíva a mais ou menos 1h30 de Arraial d’Ajuda.  O nome praia do Espelho na verdade (praia do Curuipe na denominação oficial) é um apelido que nasceu devido ao efeito provocado pelo reflexo do sol nas piscinas naturais formadas no mar durante a maré baixo.

Como chegar

O aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro.

De Porto Seguro para Arraial d’Ajuda há balsas que funcionam 24h.  A travessia dura cerca de dez minutos (saídas a cada 30 minutos; entre 1h e 7h, a cada uma hora).

Créditos: Eduardo Andreassi

Matriz da Nossa Senhora da Ajuda

De carro pela BR-101, tome a saída em Eunápolis –de lá são cerca de 70 km até Arraial.

Como circular

Atrações, pousadas, barracas e restaurantes concentram-se em dois pontos: a Estrada da Balsa e a Rua do Mucugê. A Estrada da Balsa é via de entrada para quem vem de Porto Seguro e dá acesso direto à praia. Para chegar ao centro, a caminhada é longa, mas vans fazem o trajeto ao longo de todo o dia. Na Rua do Mucugê e arredores, circule a pé.

Caminhadas de praia a praia

Créditos: Eduardo Andreassi

Coqueirais na praia do Parracho

Caminhar de uma praia a outra é algo muito comum (e interessante) nessa região. É recomendável que se faça na maré baixa. Para isso, consulte a Tábua das Marés e verifique o horário em que a maré estará mais baixa.

Serviços

Dispondo de uma vasta rede hoteleira em Arraial –são cerca de 850 pousadas ou hotéis da região–, citamos o Saint Tropez Praia Hotel  por oferecer uma infraestrutura perfeita para o conforto do turista. Massagens, loja de souvenires, gastronomia internacional, passeios de lancha, ultraleve e quadriciclo, além de translado até a vila, são uns dos serviços oferecidos.

Localizado na praia do Parrancho, o hotel está bem ao lado de uma das praias mais lindas do Brasil: a praia Taípe.

Por Eduardo Andreassi

Um roteiro de 24h por Porto Seguro, no sul da Bahia

Pin It

Comments are closed.