Rota Romântica da Alemanha: tudo o que você precisa saber

A Alemanha tem recantos de pura harmonia entre cores, flores e arquiteturas próprias. O caminho por entre os alpes nos encanta tanto pelas belezas naturais quanto pelas construções alemãs típicas medievais.

Com ajuda do pessoal do Hotel Urbano, levamos você para um passeio inesquecível pela rota romântica da Alemanha, que em 2010, completou 60 anos.

A história da rota

A estrada romântica alemã é um dos maiores roteiros turísticos nas províncias do sul da Baviera e Baden-Württemberg. Esta é uma rota inspirada na antiga rota romana entre as cidades participantes e adicionando algumas cidades medievais deslumbrantes para o norte.  Desenvolvida em 1950, como uma forma de implementar o turismo (e esquecer o horror do nazismo).

Tudo começou com a visita de amigos e familiares dos soldados americanos instalados nas bases da Baviera e Baden-Württemberg, mas a ideia de se fazer a trilha de Wüzberg para Füssen logo se tornou popular.

Créditos:

Mapa da Rota Romântica, na Alemanha

O passeio combina as cidades históricas de Würzburg e Augsburg com as três cidades muradas medievais de Rothenburg ob der Tauber , Dinkelsbühl e Nördlingen e termina com os destaques turísticos do Castelo de Neuschwanstein e dos Alpes. No total, 400km de estrada, 28 cidades, de Würzberg até Füssen, de norte ao sul, no Estado da Baviera.

 Estrutura de Serviços

Ao longo da estrada Romântica, há uma série de aeroportos, hotéis e opções de transporte público. Os aeroportos que oferecem melhores condições custo-benefício ficam em Memmingen e Friedrichschaffen, em especial para quem chega do Reino Unido.

Percorrendo a rota por trem

Um passeio interessante é fazer a rota romântica usando o trem. Não há uma linha que faça a viagem direta do norte ao sul da Alemanha, portanto, você terá que saltar nas cidades, ir traçando o itinerário pelas linhas disponíveis. Para quem gosta de ferrovias existe uma seção de Nördlingen para Feuchtwangen, coberta por trem a vapor em alguns dias. Alguns detalhes dessa viagem você tem no Museu Ferroviário de Nördlingen.

Percorrendo a rota de ônibus

Uma solução mais atraente é, sem dúvida, percorrer a rota romântica de ônibus. Um serviço especial de ônibus privado na Estrada Romântica que funciona diariamente, por boa parte da rota, a “Europabus Romantische Strasse”, tem o ponto de partida em Würzberg pela manhã e terminando em Füssen à noite. O trajeto é ideal para quem parte de Frankfurt rumo à Füssen ou na volta, quando passar por Augsburg, pode desviar para a encantadora Munique, outra cidade coberta pela Rota Romântica. O ônibus funciona nos meses de maio a meados de outubro.

Créditos: RossHelen/iStock

Vista panorâmica de Munique

Dirigindo por lá

Nos aeroportos e nas cidades da rota é possível a locação de automóveis e muitos visitantes chegam de diversas partes da Europa com seus próprios veículos. O melhor de percorrer a rota de carro é parar exatamente nas cidades onde for mais agradável e ficar pelo tempo que quiser. Um tour muito apreciado pelos turistas que fazem o trajeto de carro é percorrer a rota em quatro dias:

Primeiro dia: comece em Würzburg e dirija-se para o sul, através do Vale de Tauber até Rotemburgo, parando em uma das cidades do vale de Tauber para almoço. Caso tenha algum tempo à noite para passear em Rotemburgo, é um encanto à parte.

Créditos: Berthold Werner/Wikimedia Commons

Rotemburgo é uma das cidades que ficam na Rota Romântica 

Segundo dia: Pela manhã, explore mais de Rotemburgo (Rothemburg-ob-der-Tauber) antes Dirigindo para o sul para o almoço e as vistas de Dinkelsbühl e durante a noite em Nördlingen.

Terceiro dia: Breve parada em Harburg ou Donauwörth, siga para o sul até a cidade de Augsburg e passe algum tempo conhecendo a história e os pontos turísticos.

Quarto dia: Um longo dia até o final da rota com cenários cada vez mais atraentes, com pequenas aldeias ou localidades históricas e populares da Wieskirche e do Castelo de Neuschwanstein –antes de terminar a sua curta e apressada excursão em Füssen. O ideal é sempre ter o acompanhamento de um guia turístico especializado na rota, para evitar acidentes e desvios.

Imagem AutorImagem Autor

+ posts do autor

Pin It

Comments are closed.