Programa de estágio é oportunidade para trabalhar no exterior

Foi depois de muito planejamento e um objetivo traçado que Gilberto Pereira dos Santos Junior desembarcou na Irlanda há um ano. O goiano é engenheiro de software e músico nas horas vagas. Construir uma carreira internacional na área de tecnologia sempre foi o foco do jovem, de 34 anos, que hoje trabalha em Dublin em uma multinacional de seguros para carros e residências.

Dublin_CityDublin_City

Conseguir uma vaga qualificada em uma empresa que patrocine o visto de um não-europeu requer esforço e dedicação. Gilberto, que sabia disso, escolheu o curso de inglês da SEDA College, escola de idiomas na Irlanda. Esse seria o primeiro passo. “Ainda estava no Brasil quando soube de um programa de estágio que a escola oferecia. Fechei com a SEDA por causa disso”, conta o brasileiro.

O programa de estágio é gratuito para todos os alunos matriculados em cursos de duração mínima de seis meses e que tenham conseguido pelo menos o nível intermediário de inglês.

Atualmente são mais de 50 empresas cadastradas para receber quem quer praticar uma profissão enquanto aperfeiçoa o idioma no ambiente de trabalho de uma empresa local. O estágio pode durar de quatro semanas a seis meses, mas a maioria dos estudantes deve ter disponibilidade para quatro meses. As ofertas são de meio período e período integral.

Do desafio à conquista

Como Gilberto já estava com o ouvido treinado pelas músicas e filmes, foi só de dedicar à gramática e vencer o medo de falar errado para conseguir uma oportunidade em uma empresa de tecnologia da informação (TI). “Durante dois meses eu participei de reuniões diárias com os donos do produto que eu desenvolvia. Eu tinha que projetar, testar e codificar em uma linguagem de programação para ambiente web”, lembra ele do esforço.

Gilberto_Turma2Gilberto_Turma2

Cumprido o estágio, ele recebeu uma proposta para ser contratado. Mas outra empresa multinacional já estava interessada, inclusive para patrocinar o visto de permissão de trabalho na Irlanda. Gilberto não perdeu a oportunidade. “O estágio foi muito importante para minha carreira, principalmente por proporcionar a conversação com pessoas da minha área e por incrementar meu vocabulário com expressões locais”.

Até agora, mais de 200 alunos da SEDA College aplicaram para estágio e 128 tiveram uma vivência profissional em empresas da Irlanda. A experiência, embora não garanta uma colocação no mercado de trabalho, é reconhecida pelos estudantes por melhorar o currículo e ampliar as chances de conquistar um emprego. São vagas nas áreas TI, marketing, vendas, administração de negócios, hospitalidade, mídia, design, arquitetura, serviço ao cliente, engenharia, contabilidade e outras.

Pin It

Comments are closed.