OMT aponta que cerca de um bilhão de turistas internacionais no mundo até setembro

contas viagens
Os destinos em todo o mundo receberam 956 milhões de turistas internacionais entre janeiro e setembro de 2016, de acordo com o último Barômetro Mundial do Turismo da OMT. Foram 34 milhões mais do que no mesmo período de 2015, um aumento de 4%.

Em comunicado, o órgão ressalta que a demanda por turismo internacional manteve-se robusta nos primeiros nove meses de 2016, embora crescendo a um ritmo um pouco mais moderado. A OMT ainda explica que após um forte início de ano, o crescimento foi mais lento no segundo trimestre de 2016 para retomar novamente no terceiro trimestre do ano. Embora a maioria dos destinos relate resultados encorajadores, outros continuam a lutar com o impacto de eventos negativos, seja no seu país ou na sua região.

“O turismo é um dos setores econômicos mais resistentes e de mais rápido crescimento, mas também é muito sensível aos riscos, reais e percebidos. Como tal, o setor deve continuar a trabalhar em conjunto com os governos e partes interessadas para minimizar os riscos, responder eficazmente e criar confiança entre os viajantes “, disse o Secretário-Geral da OMT, Taleb Rifai.

“Nenhum destino é imune a riscos. Precisamos aumentar a cooperação no combate a estas ameaças globais, nomeadamente as relacionadas com a segurança. E precisamos fazer do turismo uma parte integrante do planejamento e da resposta às emergências “, acrescentou Rifai antes da reunião ministerial sobre viagens seguras, que será realizada no World Travel Market, em Londres, nesta quarta-feira (9).

Rifai também destaca alguns problemas de imagem. “As crises reais são muitas vezes ampliadas ou distorcidas pela percepção equivocada e os destinos afetados estão enfrentando desafios importantes, embora, no nível global, a demanda permaneça forte. Precisamos apoiar esses países no restabelecimento da confiança, pois isso beneficiará todo o setor do turismo e a sociedade como um todo”.

Veja também os resultados regionais divulgados pela OMT.

Pin It

Comments are closed.