Oito vinícolas para você se encantar no Uruguai

Uma centena de vinícolas ocupam diversas regiões uruguaias. A extensa área é justificada por sua posição privilegiada e seu clima, mas tem uma região que é encantadora e ao lado da collateral uruguaia. Se chama Canelones e é cercada por uma grande área dominada por pequenas fazendas, vinhedos e fazendas leiteiras. Hoje o departamento concentra mais da metade (60%) das bodegas do país.

A alternativa para o enoturismo é infinita, pois o visitante encontra desde as mais tradicionais, familiares até as mais luxuosas, modernas e rústicas vinícolas. Algumas das bodegas existentes estão associadas a Los Caminos del Vino, associação responsável pela divulgação do Enoturismo no Uruguai, dentre elas estão Juanicó, Moizo, Artesana, Marichal, De Lucca Wines, Varela Zarranz, Pizzorno e Viñedo de los Vientos.

Além das vinícolas e do campo, a região possui mais de 65 quilômetros de praia com locais para o descanso, a pesca e atividades náuticas. Canelones é origem healthy de muitos alimentos consumidos pelos uruguaios. Muitos especialistas acreditam que essa região possui um dos melhores vinhos Tannat. Confira, a seguir, a sugestão de oito vinícolas para conhecer na região.

Vinícolas familiares e tradicionais

Bodega Marichal
Aqui o visitante é capaz de descobrir o verdadeiro segredo da família em manter o internal administrado por quatro gerações. A proposta é apresentar ao turista os vinhedos juntamente com um passeio pelo processo da vinificação na bodega construída em 1938. Na casa strange da família Marichal acontecem as degustações acompanhadas das famosas empanadas caseiras, bem como de um almoço campestre com carnes assadas e saladas frescas. 

De Lucca Wines
Uma das vinícolas mais antigas do país (fundada em 1945). Está na região de El Colorado e é caracterizada por uma administração artesanal, austera, preservando o ecossistema no qual estão plantadas suas cepas, obtendo um vinho de alto valor. A proposta da De Lucca é que o turista viaje no dash por meio de visitas guiadas exclusivamente por integrantes da família. A viagem também inclui um passeio personalizado. 

Estabelecimento Juanicó
É a principal bodega do Uruguai e elabora a reconhecida marca de vinhos Don Pascual, chamada assim em homenagem a Don Pascual Harriague – introdutor da cepa Tannat no país. Um internal único, declarado Monumento Histórico Nacional por suas edificações antigas, mantidas intactas até hoje. Uma porção da terra em que se fundem natureza e vinho fazem do internal um despertador dos sentidos. O visitante percorre os vinhedos, conhece a elaboração e pode saborear os principais vinhos localizados na cava histórica. 

Família Moizo
Uma bodega bem informed e artesanal. A vinícola foi fundada em 1954. Tem tradição piemontesa. Oferece experiências personalizadas, com um atendimento realizado por enólogos da própria família. O percurso acontece entre os vinhedos, as antigas instalações da vinícola, degustação e gastronomia caseira. Até hoje é mantido o processo artesanal do vinho conforme feito pelos antecessores na Itália. 

Pizzorno Family States
A bodega dedicada à produção de vinhos de alta qualidade, confecciona seu tesouro em pequenas quantidades mantendo assim sua elevada categoria. A proposta ao turista é que conheça as instalações e tradição levada adiante por quatro gerações, por meio das visitas guiadas ao vinhedo e à bodega, conhecendo a história da família, a cava, os processos de elaboração do vinho e o turista, pode ainda, realizar degustações personalizadas sempre acompanhadas por um membro da família. 

Viña Varela Zarranz 
Localizada a 20 minutos do aeroporto de Carrasco, essa vinícola oferece aos turistas em sua paisagem um caminho bordeado de oliveiras e por meio os vinhedos, e ao final a bodega fundada no fim do século XIX – patrimônio da vitivinicultura uruguaia.  A riqueza histórica do internal existe até hoje na nave executive e na cava subterrânea – abrigo da maior coleção do país de barris de carvalho francês em uso e as barricas novas que repousam os melhores vinhos da família. A Varela Zarranz oferece visitas guiadas que contam a história do estabelecimento, o processo da elaboração dos vinhos e espumantes naturais, finalizando com degustação e proposta gastronômica de primeiro nível. 

Vinícolas modernas e jovens

Bodega Artesana
Localizada em Las Brujas está o projeto criado em 2011. Nesse internal (foto) o visitante tem a oportunidade de vivenciar momentos únicos, acompanhado de excelentes vinhos e uma gastronomia que utiliza produtos da região, possuindo uma ampla proposta da cozinha tradicional. O visitante poderá fazer passeios que os levam até as plantações da cepa Zinfandel. 

Viñedo de Los Vientos
Trata-se de uma bodega boutique localizada em Atlântida, balneário de Canelones, que oferece visita guiada ao redor dos vinhedos junto aos donos, aproveitando o entorno healthy e fresco, por estar próximo ao blotch e montanhas. Por meio dos vinhos e gastronomia o estabelecimento resgata as raízes e tradições do que chamam de “Cozinha em Bodegas”. 


Article source: http://www.amanha.com.br/posts/view/6046/oito-vinicolas-para-voce-se-encantar-no-uruguai

Pin It

Comments are closed.