Nômade digital: você sabe o que é e como funciona?

Sabe aquela insatisfação de acordar todos os dias, tomar banho, se trocar, engolir o café e sair de casa correndo, pegar o ônibus lotado ou ficar horas e horas sentado dentro do carro em um trânsito maluco? Trabalhar o dia todo das 8h as 17h, chegar em casa cansado, estressado, jantar, dormir e no dia seguinte começar tudo novamente? E ainda trabalhar o ano todo e ter férias somete uma ou duas vezes ao ano?

Muitas pessoas estão se questionando se isso é o que elas realmente querem, se estão felizes com este estilo de vida.

T-46T-46

Créditos: Reprodução/FI

Ser um nômade digital tem inúmeras vantagens

Foi ai que nasceu e tem tido cada dia mais adeptos: o nomadismo digital.

O que é ser um nômade digital?

Primeiramente com a chegada da internet, as empresas começaram a perceber que o colaborador poderia trabalhar da sua própria casa, sendo criado o home-office. Ou seja, o colaborador tem um trabalho, mas que pode ser feito em sua casa ou de algum lugar que tenha acesso à internet e telefone.

Você já pensou em trabalhar tomando uma água de coco e de frente para o mar?

Então, se não precisamos ir até a empresa, nós podemos trabalhar de qualquer lugar do mundo (de casa, bibliotecas, cafeterias, no parque, escritórios de coworking), isso é ser um nômade digital, ou seja, é um novo estilo de vida que permite que a pessoa aproveite da tecnologia (wi-fi, câmeras, computador, celular), trabalhe, ganhe dinheiro, mas que não tenha um lugar fixo para trabalhar, tenha liberdade de horários e de estar em qualquer lugar do mundo, conhecendo novas culturas, pessoas, fazendo cursos, se divertindo e o melhor, fazendo o que gosta: viajando!

Beach_-_GordiandoBeach_-_Gordiando

Créditos: Reprodução/FI

Trabalhar de qualquer lugar do mundo é uma das vantagens de ser nômade digital

Mas a minha profissão não tem isso…

Sim, infelizmente existe um longo caminho para que as empresas aceitem um modelo como este e tem muitas profissões que realmente não permitem este estilo de vida, onde o colaborador tem que ir para a empresa. Então como fazer?

Antes de largar tudo…

Dicas para ser um nômade digital

Não recomendamos que você simplesmente jogue tudo para o alto e caia no mundo! Você decidiu e é este o estilo de vida que você gostaria de ter em um futuro próximo, faça um planejamento para isso. Veja se a sua profissão permite que você seja um nômade digital, faça adequações, ou estude, aprenda uma nova profissão em que você possa trabalhar pela internet, faça cursos, veja vídeos no youtube, se reinvente!

Outra recomendação é guardar um pouco de dinheiro. Sabemos que é uma tarefa complicada, mas é necessária para que você fique tranquilo, tenha como pagar as suas despesas e possa se divertir conhecendo outros lugares.

Outra boa dica é aprender outras línguas, melhor ainda se você dominar o inglês. Sim, isso não é uma regra, mas como o inglês é a língua mais falada no mundo todo, isso ajuda a se comunicar e a também conseguir mais trabalhos. É possível aprender pela internet!

O nômade digital deve ter um seguro de saúde global, além de estar sempre de olho no tempo de permanência permitido em cada local, passaporte, vistos exigidos, vacinas e regras de cada país.

Vantagens de ser um nômade digital

  • Trabalhar de qualquer lugar do mundo somente com um computador e wi-fi;
  • Trabalhar na hora em que quiser;
  • Flexibilidade;
  • Conhecer gente nova e do mundo todo;
  • Conhecer novos países, novas culturas;
  • Saborear a gastronomia do mundo todo;
  • Aprender novas línguas;
  • Fazer novos cursos;
  • Não ter chefe;
  • Viajar várias vezes ao ano.

Desvantagens

  • Estar longe da família, dos amigos, das festinhas, porém hoje em dia a tecnologia ajuda muito na redução da saudade, com fotos e vídeos;
  • Tem que ter disciplina e organização para fazer o dia render ao máximo, já que você não tem chefe;
  • Controlar bem o dinheiro, pois um mês você pode ganhar bem e no outro não;
  • Fazer tudo sozinho ou com poucas pessoas;
  • Ter várias funções em um único projeto.

Por Cynthia Sordi e Alvaro Sordi, do blog Gordiando

Article source: https://viagem.catracalivre.com.br/geral/viagem-acessivel/indicacao/nomade-digital-voce-sabe-o-que-e-e-como-funciona/

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *