Museu Afro recebe obras de Aleijadinho e do período Barroco

Se a grana ou o tempo andaram curtos para uma viagem pelas igrejas históricas de Minas Gerais, do Rio de Janeiro ou da Bahia, agora é a sua hora!

De 4 de agosto a 3 de dezembro, o Museu Afro Brasil recebe uma super exposição com cerca de 400 obras do período Barroco, apresentando consagrados nomes, como Mestre Valentim e Aleijadinho. A mostra fica aberta para visitação de terça a domingo, das 10h às 17h, com ingressos a R$ 6 e R$ 3 (meia). Aos sábados, a entrada é Catraca Livre.

Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro” propõe passeio artístico que começa em meados do século XVII e segue até o começo do XIX, mostrando as diversas manifestações do estilo em Portugal e no Brasil.

1/11

Crédito da imagem: Romulo Fialdini

“Alegoria dos quatro continentes – América”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)

2/11

Crédito da imagem: Romulo Fialdini

“Alegoria dos quatro continentes – África”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)

3/11

Crédito da imagem: Romulo Fialdini

“Alegoria dos quatro continentes – Ásia”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)

4/11

Crédito da imagem: Romulo Fialdini

“Alegoria dos quatro continentes – Europa”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)

5/11

Crédito da imagem: Divulgação

Peças em exposição na mostra “Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro”

6/11

Crédito da imagem: Romulo Fialdini

“São Francisco”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)

7/11

Crédito da imagem: Romulo Fialdini

“Santa Rita”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)

8/11

Crédito da imagem: Romulo Fialdini

“São Roque”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)

9/11

Crédito da imagem: Romulo Fialdini

“São Luís”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)

10/11

Crédito da imagem: Jaílton Leal

Resplendor, autoria desconhecida

11/11

Crédito da imagem: Jaílton Leal

Farinheira, autoria desconhecida

.catraca-theater-inner > ul {
width: 1100% !important;
}

.catraca-theater > .catraca-theater-inner > ul > li {
width: 9.0909090909091% !important;
border: none !important;
}

.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-1-2:checked~.catraca-theater-inner > ul { left: 0;}
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-2-2:checked~.catraca-theater-inner > ul { left: -100%;}
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-3-2:checked~.catraca-theater-inner > ul { left: -200%;}
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-4-2:checked~.catraca-theater-inner > ul { left: -300%;}
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-5-2:checked~.catraca-theater-inner > ul { left: -400%;}
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-6-2:checked~.catraca-theater-inner > ul { left: -500%;}
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-7-2:checked~.catraca-theater-inner > ul { left: -600%;}
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-8-2:checked~.catraca-theater-inner > ul { left: -700%;}
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-9-2:checked~.catraca-theater-inner > ul { left: -800%;}
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-10-2:checked~.catraca-theater-inner > ul { left: -900%;}
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-11-2:checked~.catraca-theater-inner > ul { left: -1000%;}
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-1-2:checked~.arrow-2,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-2-2:checked~.arrow-3,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-3-2:checked~.arrow-4,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-4-2:checked~.arrow-5,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-5-2:checked~.arrow-6,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-6-2:checked~.arrow-7,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-7-2:checked~.arrow-8,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-8-2:checked~.arrow-9,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-9-2:checked~.arrow-10,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-10-2:checked~.arrow-11,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-11-2:checked~.arrow-12,dumb {
right: 8%;
display: block !important;
}

.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-2-2:checked~.arrow-1,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-3-2:checked~.arrow-2,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-4-2:checked~.arrow-3,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-5-2:checked~.arrow-4,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-6-2:checked~.arrow-5,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-7-2:checked~.arrow-6,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-8-2:checked~.arrow-7,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-9-2:checked~.arrow-8,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-10-2:checked~.arrow-9,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-11-2:checked~.arrow-10,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-12-2:checked~.arrow-11,dumb {
left: 8%;
display: block !important;
-webkit-transform: scaleX(-1);
-moz-transform: scaleX(-1);
-ms-transform: scaleX(-1);
-o-transform: scaleX(-1);
transform: scaleX(-1);
}]]>

  • Crédito da imagem: Romulo Fialdini

    1/11

    “Alegoria dos quatro continentes – América”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)

  • Crédito da imagem: Romulo Fialdini

    2/11

    “Alegoria dos quatro continentes – África”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)

  • Crédito da imagem: Romulo Fialdini

    3/11

    “Alegoria dos quatro continentes – Ásia”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)

  • Crédito da imagem: Romulo Fialdini

    4/11

    “Alegoria dos quatro continentes – Europa”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)

  • Crédito da imagem: Divulgação

    5/11

    Peças em exposição na mostra “Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro”

  • Crédito da imagem: Romulo Fialdini

    6/11

    “São Francisco”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)

  • Crédito da imagem: Romulo Fialdini

    7/11

    “Santa Rita”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)

  • Crédito da imagem: Romulo Fialdini

    8/11

    “São Roque”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)

  • Crédito da imagem: Romulo Fialdini

    9/11

    “São Luís”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)

  • Crédito da imagem: Jaílton Leal

    10/11

    Resplendor, autoria desconhecida

  • Crédito da imagem: Jaílton Leal

    11/11

    Farinheira, autoria desconhecida

A exposição apresenta uma série de oratórios, talhas, esculturas, azulejarias, ourivesarias, pratarias e porcelanatos, expostos em diálogo com poesias dos baianos Manuel Botelho de Oliveira, Frei Manuel de Santa Maria e Gregório de Mattos.

Com projeções de famosas igrejas brasileiras espalhadas pelas paredes da construção de Oscar Niemeyer, “Barroco Ardente e Sincrético” conta com uma ambientação musical composta pelos principais compositores sacros do Brasil, como José Maurício Nunes Garcia, José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, Damião Barbosa de Araújo e Domingos Caldas Barbosa.


33ª Bienal de São Paulo tem data de abertura confirmada

Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro

De 04/08 a 03/12:   Terças,  Quartas,  Quintas,  Sextas,  Sábados e  Domingos das 10:00 às 17:00


Pin It

Comments are closed.