Se a grana ou o tempo andaram curtos para uma viagem pelas igrejas históricas de Minas Gerais, do Rio de Janeiro ou da Bahia, agora é a sua hora!
De 4 de agosto a 3 de dezembro, o Museu Afro Brasil recebe uma super exposição com cerca de 400 obras do período Barroco, apresentando consagrados nomes, como Mestre Valentim e Aleijadinho. A mostra fica aberta para visitação de terça a domingo, das 10h às 17h, com ingressos a R$ 6 e R$ 3 (meia). Aos sábados, a entrada é Catraca Livre.
“Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro” propõe passeio artístico que começa em meados do século XVII e segue até o começo do XIX, mostrando as diversas manifestações do estilo em Portugal e no Brasil.
1/11
Crédito da imagem: Romulo Fialdini
“Alegoria dos quatro continentes – América”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)
2/11
Crédito da imagem: Romulo Fialdini
“Alegoria dos quatro continentes – África”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)
3/11
Crédito da imagem: Romulo Fialdini
“Alegoria dos quatro continentes – Ásia”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)
4/11
Crédito da imagem: Romulo Fialdini
“Alegoria dos quatro continentes – Europa”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)
5/11
Crédito da imagem: Divulgação
Peças em exposição na mostra “Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro”
6/11
Crédito da imagem: Romulo Fialdini
“São Francisco”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)
7/11
Crédito da imagem: Romulo Fialdini
“Santa Rita”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)
8/11
Crédito da imagem: Romulo Fialdini
“São Roque”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)
9/11
Crédito da imagem: Romulo Fialdini
“São Luís”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)
10/11
Crédito da imagem: Jaílton Leal
Resplendor, autoria desconhecida
11/11
Crédito da imagem: Jaílton Leal
Farinheira, autoria desconhecida
.catraca-theater-inner > ul {
width: 1100% !important;
}
.catraca-theater > .catraca-theater-inner > ul > li {
width: 9.0909090909091% !important;
border: none !important;
}
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-1-2:checked~.catraca-theater-inner > ul { left: 0;}
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-2-2:checked~.catraca-theater-inner > ul { left: -100%;}
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-3-2:checked~.catraca-theater-inner > ul { left: -200%;}
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-4-2:checked~.catraca-theater-inner > ul { left: -300%;}
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-5-2:checked~.catraca-theater-inner > ul { left: -400%;}
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-6-2:checked~.catraca-theater-inner > ul { left: -500%;}
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-7-2:checked~.catraca-theater-inner > ul { left: -600%;}
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-8-2:checked~.catraca-theater-inner > ul { left: -700%;}
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-9-2:checked~.catraca-theater-inner > ul { left: -800%;}
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-10-2:checked~.catraca-theater-inner > ul { left: -900%;}
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-11-2:checked~.catraca-theater-inner > ul { left: -1000%;}
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-1-2:checked~.arrow-2,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-2-2:checked~.arrow-3,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-3-2:checked~.arrow-4,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-4-2:checked~.arrow-5,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-5-2:checked~.arrow-6,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-6-2:checked~.arrow-7,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-7-2:checked~.arrow-8,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-8-2:checked~.arrow-9,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-9-2:checked~.arrow-10,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-10-2:checked~.arrow-11,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-11-2:checked~.arrow-12,dumb {
right: 8%;
display: block !important;
}
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-2-2:checked~.arrow-1,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-3-2:checked~.arrow-2,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-4-2:checked~.arrow-3,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-5-2:checked~.arrow-4,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-6-2:checked~.arrow-5,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-7-2:checked~.arrow-6,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-8-2:checked~.arrow-7,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-9-2:checked~.arrow-8,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-10-2:checked~.arrow-9,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-11-2:checked~.arrow-10,
.catraca-theater input[type=radio]#theater-btn-12-2:checked~.arrow-11,dumb {
left: 8%;
display: block !important;
-webkit-transform: scaleX(-1);
-moz-transform: scaleX(-1);
-ms-transform: scaleX(-1);
-o-transform: scaleX(-1);
transform: scaleX(-1);
}]]>
-
Crédito da imagem: Romulo Fialdini
1/11
“Alegoria dos quatro continentes – América”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)
-
Crédito da imagem: Romulo Fialdini
2/11
“Alegoria dos quatro continentes – África”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)
-
Crédito da imagem: Romulo Fialdini
3/11
“Alegoria dos quatro continentes – Ásia”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)
-
Crédito da imagem: Romulo Fialdini
4/11
“Alegoria dos quatro continentes – Europa”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)
-
Crédito da imagem: Divulgação
5/11
Peças em exposição na mostra “Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro”
-
Crédito da imagem: Romulo Fialdini
6/11
“São Francisco”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)
-
Crédito da imagem: Romulo Fialdini
7/11
“Santa Rita”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)
-
Crédito da imagem: Romulo Fialdini
8/11
“São Roque”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)
-
Crédito da imagem: Romulo Fialdini
9/11
“São Luís”, de José Teófilo de Jesus (século XVIII)
-
Crédito da imagem: Jaílton Leal
10/11
Resplendor, autoria desconhecida
-
Crédito da imagem: Jaílton Leal
11/11
Farinheira, autoria desconhecida
A exposição apresenta uma série de oratórios, talhas, esculturas, azulejarias, ourivesarias, pratarias e porcelanatos, expostos em diálogo com poesias dos baianos Manuel Botelho de Oliveira, Frei Manuel de Santa Maria e Gregório de Mattos.
Com projeções de famosas igrejas brasileiras espalhadas pelas paredes da construção de Oscar Niemeyer, “Barroco Ardente e Sincrético” conta com uma ambientação musical composta pelos principais compositores sacros do Brasil, como José Maurício Nunes Garcia, José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, Damião Barbosa de Araújo e Domingos Caldas Barbosa.
Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro
De 04/08 a 03/12: Terças, Quartas, Quintas, Sextas, Sábados e Domingos das 10:00 às 17:00