Livro sobre refugiados no Oriente Médio busca financiamento coletivo

A jornalista paulistana Talita Ribeiro colecionou uma série de histórias e experiências durante suas viagens pelo Oriente Médio, visitando refugiados que foram afetados pelo Estado Islâmico e pelos conflitos na Síria. O resultado dessa vivência está no livro de crônicas “Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio”, que será lançado com a colaboração de um financiamento coletivo.

Marco Gomes/iStock

Campo com mais de 20 mil refugiados Yazidi, uma minoria de cultura politeista anterior ao islamismo, principais vitimas do Estado IslamicoCampo com mais de 20 mil refugiados Yazidi, uma minoria de cultura politeista anterior ao islamismo, principais vitimas do Estado Islamico

Campo com mais de 20 mil refugiados Yazidi, uma minoria de cultura politeísta anterior ao islamismo, principais vitimas do Estado Islâmico

Além de compartilhar o que viveu na Jordânia, no Curdistão Iraquiano e na Turquia, o objetivo da autora é ajudar as famílias que conheceu ao longo da viagem. Por isso, todo o lucro que tiver com a venda dos livros será destinado aos projetos com os quais teve contato.

Apesar de apresentar histórias cheias de sofrimento, a autora afirma que o livro não tem nada de tristeza. Pelo contrário: seus textos foram contaminados pela esperança e a fé que as pessoas com quem esteve lhe transmitiram. Um detalhe interessante é que foram escritos ao longo de sua incursão pelo Oriente Médio, ao mesmo tempo em que vivia as experiências.

A publicação também apresenta a expressão “turismo de empatia” e, por isso,  inclui dicas de passeios, gastronomia e até um passo a passo de como montar uma viagem como essa, em que o foco são as pessoas e não necessariamente os lugares.

Quem colaborar com o financiamento poderá ter como recompensas o livro, fotos e camisetas de um dos projetos, variando de acordo com o valor, que pode ser a partir de R$ 10. Para conhecer melhor o projeto acesse: www.catarse.me.

Pin It

Comments are closed.