Icaro Tech lança na Futurecom primeiro painel de controle …

Imagine uma conversa entre um executivo e seu líder operacional, por exemplo. Pense então em uma pergunta e todo o processo até que o líder operacional fosse capaz de respondê-la. Presume-se que o tempo gasto para averiguar a resposta e trazer a informação correta para solucionar um problema nem sempre é o esperado. Imagine, no entanto, ter essa resposta disponível imediatamente. Qual seria o impacto na tomada de decisão de uma operação?

Foi pensando na resposta para essas questões que a Icaro Tech – especializada em soluções de gestão e analytics que potencializam a inteligência das operações – desenvolveu um novo conceito de dashboards operacionais junto com a tecnologia cognitiva do IBM Watson, para dar respostas mais ágeis e precisas através de uma interação natural entre homem e máquina.

Para apresentar ao mercado nacional e internacional, a Icaro Tech escolheu a Futurecom 2016 como palco para o lançamento da solução de dashboards cognitivo, o Cognitive Advanced Dashboards, primeiro painel de controle de operações a utilizar a tecnologia IBM Watson e permitir o uso de linguagem natural para a geração e obtenção de informações e gráficos como resultado.

O Cognitive Advanced Dashboards é uma versão do painel de controle utilizado pelas maiores operações de telecomunicações do Brasil, o Advanced Dashboards (AD), também utilizado por companhias de telecomunicação fora do país e em outas indústrias, como o setor financeiro e de energia.

Para Kleber Stroeh, sócio e Chief Technology Officer da Icaro Tech, “o AD desenvolvido com a tecnologia cognitiva do IBM Watson oferece uma experiência inovadora ao profissional que atua na gestão de operações. No lugar de buscar as informações em gráficos e dashboards que a ferramenta gera, o processo foi invertido, permitindo que o usuário utilize um chat e faça perguntas em português ou inglês corrente, como se estivesse estabelecendo um diálogo com a máquina”, explica o executivo.

Para Stroeh dessa forma “é possível obter as respostas na forma de gráficos e dashboards. Você pergunta ‘quantos clientes estão esperando na fila do call center?’, ou ‘quantas equipes técnicas estão disponíveis para atendimento na cidade de São Paulo?’, e os dados que precisa são imediatamente disponibilizados da melhor forma que a ferramenta pode disponibilizar, facilitando a compreensão e agilizando a tomada de decisão”, complementa.

Após implementado e integrado às principais plataformas de gestão e operação, o sistema, que utiliza o conceito de “Machine Learning”, passa por um processo constante de aprendizado, armazenando dados e referências que são acionados no momento exato em que o usuário faz algum tipo de busca ou questionamento ao sistema.

“Essa nova possibilidade de obter as informações necessárias sobre a operação por meio de perguntas em linguagem natural representa um avanço e agilidade considerável para gestores e profissionais de operações, o que certamente refletirá em otimização de custos e maior qualidade nos serviços prestados por elas aos usuários finais, com muita eficiência conquistada para toda a operação”, afirma Fernando Campilho, gerente de consultoria e Analytics da Icaro Tech.

Ainda, de acordo com o sócio e Chief Technology Officer, Kleber Stroeh, o novo painel de controle é um exemplo de como a computação cognitiva pode ser integrada às ferramentas de negócios. “O Machine Learning, que tem no IBM Watson uma tecnologia de referência, já começou a revolucionar a forma como interagimos com as soluções que usamos diariamente nas empresas. Cada vez mais caberão às máquinas aprenderem as necessidades dos usuários e se adaptarem a elas e não o contrário, como estávamos acostumados”, diz.

Ele ressalta que a versão cognitiva do Advanced Dashboards reforça o portfólio de produtos da Icaro Tech voltados às operações inteligentes, que conta também com o Dash Analytics, que utiliza as capacidades preditivas de analytics para gerar insights para as operações; a solução Gestão de Desempenho Operacional, para a gestão de fornecedores; e o Everflow, focado no mapeamento de processos e identificação de gargalos operacionais.

“Como um dos principais parceiros da IBM na América Latina para a área de operações, acompanhamos de perto o desenvolvimento do IBM Watson e acreditamos muito no potencial da tecnologia. O Cognitive Advanced Dashboards representa um importante passo da Icaro na adoção do Watson e também mais um recurso para que os gestores de operações possam obter ganhos de eficiência em seu dia a dia”, finaliza.

Sobre a Icaro Tech

A Icaro Tech provê Operações Inteligentes por meio de software, consultoria, integração de soluções de gerência e serviços gerenciados. Desde 1997, ajuda as empresas a melhorar suas operações e atender melhor seus usuários finais, fornecendo soluções de gerência de redes e sistemas, automação, gerência de serviços e de ativos, e analytics. Sua missão é simplificar a vida das pessoas.

Com escritórios em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Miami, e projetos em 13 países, a Icaro Tech é um parceira estratégica da IBM , BMC e Click Software. Também oferece produtos próprios, dashboards operacionais em tempo real, analytics em operações e descoberta de processos.

A Icaro Tech tem implantado soluções em empresas de telecom, energia, serviços financeiros e varejo, em empresas como Bradesco, Brasilprev, British Telecom, Claro, EDF, EuropAssistance, Magazine Luiza, NET, Nextel, Rede, Telefônica|Vivo e TIM.

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