Gol reduz dívida em R$ 2,9 bilhões e terá 80 aeronaves com Wi-Fi em 2017

Paulo Kakinoff,  presidente da Gol

Em 2016, a Gol se consolidou como a companhia líder do Brasil no transporte de passageiros, de acordo com os dados divulgados pela Abear no último dia 26 de janeiro. Ao todo, mais de 400 milhões de passageiros já foram transportados pela companhia desde sua criação, lá em 2001. Nesta sexta-feira (17), a Gol comemorou uma receita recorde e a retomada natural do lucro líquido em 2016, número que ultrapassou a casa de R$ 1 bilhão.

Resultados operacionais e financeiros foram divulgados na manhã desta sexta-feira (17)

Para comentar estes resultados, o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, participou de uma conferência com acionistas e parceiros, na tarde desta sexta-feira (17). De acordo com o executivo, “com trabalho árduo e dedicado, a Gol conseguiu minimizar o efeito da crise brasileira sobre nossas operações. Respostas rápidas e a composição de uma frota única ajudaram a mitigar estas condições adversas. Mantivemos as taxas de ocupação na casa dos 80%, em dezembro ainda tivemos melhorias, o que nos ajudou a ultrapassar a expectativa do 4° trimestre”, disse.

A Gol ainda teve uma redução de frota de 15%. No entanto, a receita líquida cresceu no último trimestre. Entre os fatores destacados por Paulo Kakinoff, está o aumento de 19% na tarifa média e um Yield até 4% maior. Para 2017, a expectativa é positiva. “Nossas reservas futuras e nosso tráfego estão crescendo. Temos a malha aérea mais atrativa do Brasil, estamos na liderança em pontualidade e experiência do cliente. Além disso, a nova frota de 120 B737 MAX que está encomendad nos permitirá manter o custo operacional mais baixo do Brasil. Por outro lado, de acordo com o balanço patrimonial, reduzimos a dívida em R$ 2,9 bilhões para os R$ 6,37 bilhões”, disse.

A notícia ruim é a devolução de cinco aeronaves no 4° trimestre de 2016, seguindo o panorama atual da demanda de passageiros no país. Em relação ao último trimestre de 2015, a Gol está decolando 20% a menos de voos por dia. No entanto, por outro lado, o investimento no conforto do passageiro e no serviço aplicado, de acordo com Kakinoff, é uma estratégia louvável. “Temos um investimento significativo na experiência do cliente e já adianto que terminarmos 2017 com 80 aeronaves equipadas com tecnologia Wi-Fi. Até outubro de 2018, 100% da frota estará equipada, o que mostra que a cada semana, uma nova aeronave ganha o sistema wi-fi em nossa malha aérea”.

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