Fotógrafos especializados em turismo dão dicas de fotografia de viagem

“Voc um fotgrafo que viaja ou um viajante que fotografa?”

Esse um questionamento que o profissional Haroldo Castro ouve com frequncia e responde com desenvoltura: “Acho que sou os dois.”

Se esse tipo de resposta no a sua praia, e voc se encaixa no segundo grupo, dos amadores, gente como Castro ensina truques para voc ter orgulho de mostrar seus lbuns de viagem.

Em 2013, ele criou a Viajologia Expedies, operadora que organiza workshops fotogrficos a destinos como Monglia, Mianmar, Nambia e Etipia. Fotgrafos amadores so metade do pblico dos cursos e, com Haroldo, aprendem a enquadrar, a usar o foco e a treinar o olhar, entre outras habilidades.

Para o fotgrafo Valdemir Cunha, que tem 20 anos de experincia clicando para revistas de turismo, o mercado, que v o crescimento de turistas que gostam de fotografar, reflete o comportamento das pessoas.

“Os celulares e as redes sociais estimularam a prtica”, diz Cunha, que acompanha amadores e profissionais em oficinas da agncia Venturas aos Lenis Maranhenses e ao Pantanal.

Tambm contribui para a expanso desse segmento do turismo, conhecido como expedies fotogrficas, a evoluo do equipamento.

“Em uma viagem, quanto menos peso voc carrega, melhor (e mais) voc consegue fotografar”, diz Cunha.

Para montar um manual da fotografia de viagem, a Folha convidou sete profissionais –um do jornal e outros de fora– para dar dicas de como conseguir o melhor clique nas frias.

Alm disso, entenda como so os roteiros de workshops e saiba quais cmeras eles recomendam aos amadores.

12 DICAS PARA FOTOGRAFAR BEM EM VIAGENS

PLANEJAMENTO
Estude com antecedncia o local, pesquisando o que ser visitado e fotografado. Defina a durao da viagem de modo a ter tempo suficiente para clicar os lugares mais importantes com a melhor luz

TEMPO
Passar poucos dias nos destinos um erro comum. Grandes imagens refletem intimidade com um local, e intimidade exige tempo. Sem pressa, possvel se aprofundar nos cenrios e explorar a luz

REFERNCIAS
Literatura e cinema so grandes exerccios para a arte de fotografar. Quem vai ao Pantanal pode se iniciar na cultura visual do lugar lendo poemas de Manoel de Barros; se for a Nova York, veja filmes de Woody Allen

EQUIPAMENTO
importante colocar na mala baterias e cartes de memria extras, alm de uma segunda cmera -especialmente quando viajar a destinos onde no existem locais que consertam mquinas. Lembre-se tambm de fazer back-up das imagens

OLHAR
“Sinta” o lugar e tente traduzir as sensaes em imagens. As grandes fotos so carregadas de sentidos. Descubra o que toca voc e exercite o “faro” para encontrar boas cenas. Escreva tambm anotaes —isso ajuda a contar a histria da viagem

QUANTIDADE DE FOTOS
Evite clicar o tempo inteiro, erro cometido pela maioria dos amadores. Muitas vezes, o exagero de imagens faz o olhar deixar passar detalhes. Melhor fazer uma foto boa do que dez mais ou menos, dizem os fotgrafos profissionais

LUZ
A hora do dia em que se fotografa essencial. A luz fica mais suave e melhor do nascer do sol s 9h30 e das 15h at o pr do sol. Sob sol alto, suba em prdios ou mirantes -de cima, voc registra a paisagem com a sombra no cho e v melhor as cores

ENQUADRAMENTO
No deixe muito espao em cima da foto, como bastante cu. Quando fotografar algum, o “teto” da foto deve ficar prximo cabea. Sempre que possvel, coloque um objeto em primeiro plano -uma pessoa, uma barraca ou um barco

FOCO
Use o foco automtico, j que o manual recomendado para profissionais ou iniciados. Mas verifique onde sua cmera est buscando foco -repare no quadradinho que aparece no visor. A mquina deve apontar para aquilo que voc deseja

NOITE
noite, use um ISO alto e desligue o flash. Se possvel, ande com um pequeno trip na bolsa, mas lembre que o tempo gasto para mont-lo pode fazer com que voc perca uma boa foto. Uma dica apoiar a cmera em uma mureta ou mesmo no cho

USO DO “PAU DE SELFIE”
O basto permite que o fotgrafo fique a at um metro de distncia da mquina. Seja criativo e fuja das selfies: use a paisagem na composio, e no apenas voc

EDIO
Edite o material fotografado para chegar a um conjunto menor e mais significativo de imagens. Com esse processo, o fotgrafo consegue perceber o que funcionou e como funcionou, aumentando seu repertrio tcnico e esttico

Fontes: Andr Dib, Claudio Edinger, Cristiano Xavier, Feco Hamburger, Haroldo Castro e Valdemir Cunha

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FAA COMO ELES
Imagens de fotgrafos profissionais em locais que haver expedies com turistas

Valdemir Cunha

Lenis Maranhenses, por Valdemir Cunha
Lenis Maranhenses, por Valdemir Cunha

Claudio Edinger

Foto de Claudio Edinger feita em expedio na ndia
Foto de Claudio Edinger feita em expedio na ndia

Haroldo Castro

Menino em templo na Monglia clicado por Haroldo Castro
Menino em templo na Monglia clicado por Haroldo Castro

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NO FAA COMO ELES
Marcelo Justo, editor-assistente da Fotografia da Folha, aponta erros e acertos em fotos enviadas por leitores

Vlademir Martins

Vlademir Martins clicou a lhama no deserto do Atacama no Chile
Vlademir Martins clicou a lhama no deserto do Atacama no Chile

Momentos inesperados trazem boas imagens, como esta. Mas a foto tem um reflexo do vidro do carro (acima, esquerda) que poderia ter sido evitado se o leitor fizesse uma sombra na frente da cmera. Fotgrafos profissionais geralmente tiram o reflexo com um pano preto, mas d para obter o mesmo efeito com as mos

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Alexandre Perlingeiro

Foto de Alexandre Perlingeiro na Groenlndia
Foto de Alexandre Perlingeiro na Groenlndia

A foto tem bom enquadramento, mas poderia ter ficado melhor se aproveitasse a luz que est vindo da lateral esquerda. Uma sugesto seria mudar a pessoa de lado e fazer com que ela virasse mais o rosto para o sol; assim, no precisaria do flash, que foi acionado

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Celinho Carvalho

Celinho Carvalho faz imagem divertida nas pirmides de Giz, no Egito
Celinho Carvalho faz imagem divertida nas pirmides de Giz, no Egito

Algumas grandes fotos so boas ideias bem executadas. Esta imagem peca no enquadramento por ter cortado o p da pessoa esquerda. Se ela fosse feita na horizontal, isso poderia ter sido evitado. Outra observao que, em fotos com movimento, prudente usar a velocidade do obturador acima de 1.000 milsimos de segundo; no caso, o tnis amarelo ficou um pouco borrado

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