Destinos, Especial MídiaTuris, Principais, Viagem

Cuiabá completa 302 anos. Confira 6 curiosidades sobre a capital mato-grossense

Quando o assunto é Brasil, o primeiro pensamento que vem à cabeça são as mais paradisíacas praias banhadas em toda a costa leste do país. No entanto, o território brasileiro também guarda cenários exuberantes em todo seu interior. O exemplo disso é a capital do Mato Grosso, Cuiabá, que está completando 302 anos nesta quinta-feira.

Por mais que a capital ainda seja pouco conhecida e explorada por viajantes, Cuiabá oferece uma incrível diversidade em seus biomas, além de uma arquitetura de tirar o chapéu. Um dos fatos mais curiosos que ligam à exuberante natureza com o meio urbano é pela abundância de rios que cruzam toda a região. Sua bacia hidrográfica sedia 4 deles: Cuiabá, Xingu, Paraguai e Araguaia.

Neste caso, se você é apaixonado pelo Brasil e quer um destino inusitado pelo centro-oeste do país? Confira 6 curiosidades que fará você colocar Cuiabá em sua lista de lugares para conhecer.

Que tal conhecer três biomas de uma vez só?

Cuiabá completa 302 anos. Confira 6 curiosidades sobre a capital mato-grossense
Chapada dos Guimarães – Foto: Banco de Imagens

Para começar, você sabia que a capital mato-grossense é um ponto super estratégico para conhecer a Floresta Amazônica? É no norte do Mato Grosso que uma parte da floresta está situada. Além disso, em uma distância de até 170km, é possível conhecer as famosas cachoeiras, cavernas e chapadões da Chapada dos Guimarães (cerrado) e os rios planos do Pantanal.

Toda a região leva destaque pela fartura de suas águas do Pantanal, considerada a maior planície alagável do planeta, além da rica fauna, com jacarés e diversas espécies ameaçadas de extinção, como a arara-azul e a ariranha. O grande horizonte com muito verde também chama a atenção. É uma bela opção para quem quer explorar lugares diferentes.

VEJA TAMBÉM: Praia do Sono: o contato da natureza com as estrelas

Você sabia que Cuiabá é de origem indígena?

Cuiabá completa 302 anos. Confira 6 curiosidades sobre a capital mato-grossense
Cuiabá foi fundada no dia 8 de abril de 1971 – Foto: Acervo Arq. Ademar Poppi

Sim, Cuiabá tem origem indígena e se refere a um dos seus rios que banham toda a região, além de fazer fronteira com a sua cidade vizinha Várzea Grande. O que muitos não sabem, é que apenas em 1835 o local foi considerado como cidade. Antes disso, era denominada como Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

Há dois indícios sobre a real referência de seu nome. Alguns estudos antropológicos sugerem que “Cuiabá” vem de uma antiga tribo indígena que habitava a região. A outra hipótese está ligada ao utensílio que alguns grupos indígenas utilizavam: a famosa cuia. Por isso, não é atoa que sua população é extremamente apaixonada por Tereré (como se fosse um chimarrão gelado), uma bebida que leva água gelada, chá mate e limão.

Arquitetura: do colonial ao moderno

As construções antigas e modernas do centro de Cuiabá fazem com que você viva o passado e o presente ao mesmo tempo. É possível observar igrejas e casarões do século XVIII se contrastando com prédios modernos erguidos em meados do século XX.

Por exemplo, o Sesc Arsenal, um dos pontos mais procurados na cidade e com estilo neoclássico, fica localizado em um forte construído em 1848, nos moldes franco-lusitanos e inspirados nos edifícios militares encontrados no Rio de Janeiro da mesma época.

Sesc Arsenal, em Cuiabá — Foto: Divulgação G1

Grande Hotel: o primeiro de Cuiabá

Cuiabá completa 302 anos. Confira 6 curiosidades sobre a capital mato-grossense
O Grande Hotel foi inaugurado em 1941 como parte das obras oficiais do presidente Getúlio Vargas (João Felipe/Secel-MT)

Ainda falando sobre a arquitetura, é interessante observar a estrutura do Grande Hotel, erguido em meados da década de 40. Sua estrutura é neocolonial e remete as antigas fazendas mexicanas. O prédio apresenta as exóticas carandas, arcos e 38 quartos.

O fato de ser o primeiro hotel da cidade levou aos moradores a seguinte dúvida: “Haverá público para ocupar todos os quartos?” “Pra que tantos quartos?”. Mas, o que poucos sabem é que a obra foi ideia de Getúlio Vargas, o qual entendia que todas as cidades importantes deveriam ter um hotel majestoso. O edifício foi inaugurado em 1941 e tombado como Patrimônio Histórico e Cultural em 1984.

Atualmente, o prédio está inacessível, porém, está passando por uma reforma e de acordo com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, o prédio voltará remodelado, mas mantendo as tradicionais características no segundo semestre de 2021.

O único museu de bonecas e brinquedos do Brasil está em Cuiabá

Uma viagem gostosa é aquela que o viajante volta, literalmente, no tempo. O Museu de Bonecas e Brinquedos é o único do gênero no país. Construído com recursos próprios e colocando a mostra relíquias com mais de 140 anos, o espaço expõe carrinhos, videogames e bonecas peculiares.

Segundo alguns moradores da região, existem brinquedos de diversos países, como Estados Unidos, França e Suíça. A visita pode enriquecer o conhecimento de pessoas que são apaixonadas por moda e comportamento de diferentes épocas e lugares. Por exemplo, as bonecas “jumeau“, feitas no século XIX, só podiam ser adquiriras por famílias pertencentes a elite brasileira.

Bonecas “jumeau”, produzidas no século XIX e que só podiam ser adquiridas por famílias pertencentes a elite brasileira – Foto: Banco de Imagem.

Até no futebol! Cuiabá fez história e está na Série A do Campeonato Brasileiro

Cuiabá Esporte Clube — Foto: Divulgação

A paixão nacional não poderia estar de fora nestas curiosidades sobre a cidade. O time do coração de todos os cuiabanos, Cuiabá, fez história no último ano e pela primeira vez, assegurou uma vaga na Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Pode parecer besteira para alguns, porém, o feito aqueceu paixão incalculável do seu povo pelo time. Além disso, trouxe esperança para os negócios locais, já que com mais jogos na capital, a cidade terá mais visibilidade e movimentação nas redes hoteleiras.

Acompanhe o MídiaTuris nas Redes Sociais:

Instagram: @midia.turis

TikTok / Twitter / Facebook: @midiaturis

Sobre o autor

Jornalista apaixonada por viagens, histórias e culturas a fim de desvendar os mistérios dos mais diversos mundos.

(1) Comentário

  1. […] VEJA TAMBÉM: 6 curiosidades sobre Cuiabá, no Mato Grosso. […]

Comentários estão encerrado.