Destinos, Especial MídiaTuris, Principais, Viagem

Fortaleza completou 295 anos nesta última terça. Confira 8 curiosidades sobre a capital do Ceará

A quinta capital mais populosa do país, Fortaleza, localizada no estado do Ceará, completou 295 anos nesta última terça-feira (13). Podemos falar que não só as belas praias e seu povo caloroso chamam a atenção dos turistas que chegam à cidade. O destino guarda ricas curiosidades históricas que marcam períodos importantíssimos na história do Brasil.

Banco de Imagem

Hoje, separamos algumas curiosidades sobre a tão querida Fortaleza! Quer saber mais? Confira:

1 – Tchau, escravidão!

Fortaleza foi a primeira cidade brasileira a abolir a escravidão no país. Em 25 de março de 1884, o presidente da província, Sátiro Dias, declarou a libertação de todos os escravos do Ceará, tornando o estado o primeiro a abolir a escravidão no país, quatro anos antes da Lei Áurea.

2 – Fortaleza, a cidade inspirada em Paris.

Fortaleza completou 295 anos nesta última terça. Confira 7 curiosidades sobre a capital do Ceará.
Mapa de Fortaleza inspirada em Paris –

A planta da cidade de Fortaleza foi inspirada no mesmo projeto em que as ruas de Paris, na França, foram planejadas. O engenheiro Adolfo Herbster foi o autor do projeto e possui três boulevares. O alinhamento das ruas da capital cearense é comparado ao traçado de um xadrez, o que facilita o fluxo do trânsito e pessoas.

3 – Por que Fortaleza?

A cidade surgiu ao redor da Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, antigo forte holandês Schoonenborch e construído em 1649.

4 – Uma das piores estiagens da história!

Por volta de 1877 Fortaleza sofreu uma das piores estiagens da história. O fato foi tão alarmante que quase metade dos 120 mil habitantes da cidade, na época, morreram de fome e outras doenças em um curto período de tempo. Como os reservatórios de água secaram e a população vivia em condições sub-humanas, Fortaleza sofreu uma grave epidemia de varíola, que se alastrou rapidamente pela cidade.

Além disso, data de 10 de dezembro de 1878 ficou marcada como o “dia dos mil mortos”, onde 1004 pessoas morreram por conta da doença. Alguns dizem que Dom Pedro II declarou ““Prometo vender até a última joia da coroa para resolver o problema” quando soube da notícia.

De acordo com a pesquisadora Fátima Garcia, em entrevista para o Portal Diário do Nordeste, os cadáveres eram empilhados sem qualquer medida de precaução e transportados em carroças por coveiros completamente embriagados. A ingestão de cachaça era uma forma de evitar o mal-estar causado pelo terrível odor que emanava dos corpos. Muitos ficaram insepultos, não havia tempo nem lugar para enterrá-los.

5 – A Praia do Futuro é a quinta mais visitada no Brasil!

Fortaleza completou 295 anos nesta última terça. Confira 7 curiosidades sobre a capital do Ceará
Praia do Futuro: banco de imagem.

A Praia do Futuro é sinônimo de tranquilidade e muita beleza. Suas características fazem com que ela atrai famílias, pessoas que evitam agito e grupos de amigos que gostam de aproveitar o dia todo com o pé na areia. 

VEJA TAMBÉM: 6 curiosidades sobre Cuiabá, no Mato Grosso.

Além disso, a sua infraestrutura é completa . Sua orla possui 25km de extensão e é regada com restaurantes, barracas e duchas de água doce. Típico de um excelente destino nordestino, quando o sol de põe a agitação continua em forma de muito forró e caranguejada promovidos pelos comerciantes.

6 – Os bondes elétricos

Fortaleza completou 295 anos nesta última terça. Confira 7 curiosidades sobre a capital do Ceará.
Bondes elétricos

Apenas em 1913 a cidade começou a contar com bondes elétricos. Antes disso, os veículos eram puxados por animais, que continuaram mesmo com a adoção dos mais modernos para atender a demanda da população.

7 – O famoso Castelão!

Fortaleza completou 295 anos nesta última terça. Confira 7 curiosidades sobre a capital do Ceará.
Arena Castelão em Fortaleza.

Um novo estádio em Fortaleza foi erguido para sediar eventos como a Copa das Confederações (2013) e Copa do Mundo (2014) e, além disso, foi o primeiro a ficar pronto. Com uma capacidade de até 63.903 telespectadores, Castelão é o 4º maior estádio do Brasil e faz parte da lista dos 60 maiores do mundo. É possível fazer a tour guiada para conhecer o estádio.

8 – Praia de Iracema

Fortaleza
Ponte dos Ingleses – Banco de Imagem

Grande parte da história de Fortaleza se concentra na Praia de Iracema, já que era onde vivia a elite fortalezense na época e deixava o bairro mais charmoso. Uma das principais atrações é a Ponte dos Ingleses,

A estátua da Iracema Guardiã foi inaugurada em 1996, no aterrinho da Praia de Iracema, e mostra a índia segurando um grande arco, olhando para o mar, como se estivesse em posição de batalha. A obra foi feita pelo artista plástico Zenon Barreto.

Iracema, Fortaleza.
Estátua da índia, na Praia de Iracema, em Fortaleza.

Iracema é personagem principal de um romance escrito pelo fortalezense José de Alencar, o qual leva o nome do maior Teatro da cidade. O romance narra a história da índia Iracema e Martim Soares Moreno, que foi um dos primeiros portugueses a chegar à região de Fortaleza, onde resolveu viver entre os índios, tornando-se marido de Iracema.

Acompanhe o MídiaTuris nas redes sociais:

Instagram: @midia.turis

TikTok / Twitter / Facebook: @midiaturis

Sobre o autor

Jornalista apaixonada por viagens, histórias e culturas a fim de desvendar os mistérios dos mais diversos mundos.

(1) Comentário

  1. […] VEJA TAMBÉM: 8 curiosidades sobre Fortaleza […]

Comentários estão encerrado.