Confira dicas para organizar viagens mais seguras e diminuir as situações de risco

Debora Rocha, da International SOS (foto: Eric Ribeiro)

Debora Rocha, da International SOS (foto: Eric Ribeiro)

Em um cenário onde os colaboradores viajam cada dia mais e, em contra partida, a violência e os riscos de viajar são cada vez mais presentes, as empresas precisam se preocupar com a segurança destes profissionais. Débora Rocha, gerente regional de Segurança da International SOS, fala um pouco das responsabilidades das empresas e apresenta soluções para evitar expor os colaboradores a riscos.

A executiva ressalta a importância das políticas de viagens associadas à segurança. “A empresa tem que ter um plano de modelo de atuação para redução de riscos em viagem”, aponta. E sugere três passos:

-Entender quais são os riscos a quais essas pessoas estão sendo expostas.

-Oferecer conselhos, treinamento e informações a esses funcionários. Que tipo de apoio, sete dias por semana, 24 horas por dia, você tem para essa equipe?

-Assistência. Se algo acontecer é preciso oferecer assistência o mais rápido possível. É importante ter contatos e suporte local.

“Se não há um planejamento, a empresa expõe não apenas o funcionário, mas até mesmo seu próprio nome”, enfatiza.

Riscos

Entre os riscos mais comuns, Débora afirma que acidentes de carro e crimes de oportunidade (a exemplo de roubos) encabeçam a lista. Seguidos de protestos e crimes violentos (com envolvimento de armas).  “A empresa precisa preparar os funcionários que viajam para se precaver principalmente contra isso”.

Regras de ouro

Quais as principais regras que um funcionário precisa seguir durante uma viagem a trabalho a fim de evitar situações de risco?

  • Conheça seu perfil. Dependendo da personalidade da pessoas é possível que o colaborador se exponha a mais riscos, passeando pelos arredores do hotel sem conhecer a região, por exemplo.
  • Pesquisar o local e o destino para onde vai. Qual a vestimenta adequada? Quais os riscos do país?
  • Seja um alvo difícil. Foque na segurança pessoal. “Seja discreto e use roupas e acessórios que não chamam atenção. Informe-se sobre a segurança do país. Esteja sempre comunicável e comunique-se com frequência”, são algumas das dicas apontadas pela executiva.
  • Demonstre segurança. Se a pessoa anda com segurança e parece que sabe para onde está indo, a pessoa desencoraja o criminoso. “Criminosos gostam de facilidade. Eles procuram o alvo que parece mais fácil. Eles não se arriscam”.
  • Fique calmo.
Pin It

Comments are closed.