Comercial da Ikea faz piada com mulheres solteiras e é criticado

Créditos: Reprodução/Youtube

Comercial da marca sueca Ikea gera polêmica na China

Vira e mexe um comercial prova que a publicidade mundial ainda precisa evoluir muito em termos de direitos e empatia ao próximo.

O comercial polêmico da vez é uma marca sueca de móveis Ikea. O anúncio, veiculado na China, está sendo acusado de ser sexista e preconceituoso ao fazer piada com mulheres solteiras. As informações são da “BBC“.

No vídeo, uma mãe repreende a filha por não trazer um namorado para casa no jantar. Ela diz à jovem que não a aceitaria como filha se ela não conseguisse ter um acompanhante na próxima refeição da família.

Na cena seguinte, a menina aparece ao lado de um homem que afirma que é seu parceiro e, de repente, todo o cenário da casa muda. Seus pais reagem com otimismo e prazer. Na sala, todos os móveis são trocados por produtos modernos da Ikea, implicando que mulheres precisam de homens como companheiros para serem reconhecidas.

Em um comunicado oficial, a empresa sueca pediu desculpas pelo anúncio, que causou controvérsia e críticas à marca nas redes sociais, e o retirou do ar. De acordo com a empresa, o objetivo era “comemorar as conquistas cotidianas”.

“Nós entendemos a preocupação causada por esta propaganda de TV e sinceramente pedimos desculpas por dar a percepção errada”, escreveu a empresa. “A Ikea incentiva as pessoas a viverem muitos estilos de vida diferentes e vê a igualdade de gênero como uma parte fundamental de sua cultura e valores.”

Leia matéria completa

Confira o comercial:

  • Leia mais:

Comercial que compara mulher a carro usado causa revolta na China

Pin It

Comments are closed.