Sem categoria

Česky ráj, a terra de contos de fada da República Tcheca

Há séculos que Česky ráj (“Paraíso tcheco”, em português), na região de Boêmia, na República Tcheca, atrai pintores, escritores, artistas e almas românticas de todo tipo.

A harmonia única de peculiares cidades de rocha, bosques de pinheiros, castelos e palácios majestosos e pitorescas casas de madeira são um convite a se perder nos labirintos de rochas do paraíso tcheco.

Créditos: Ladislav Renne/CzechTourism

Castelo rochoso “Drábské světničky”

Primeira região da República Tcheca a ser declarada geoparque pela Unesco, a Boêmia é também uma das regiões turísticas mais populares do país.

Entre suas partes mais valiosas estão as zonas rochosas situadas entre as cidades de Jičín e Železný Brod. Devido à ação da natureza, hoje é possível admirar formações de formas e tamanhos diferentes, algumas com até 60 metros de altura, com nomes peculiares como Batuta, Maestro, Farol e Dente de Dragão.

Labirintos misteriosos e castelos selvagens

As cidades de rocha e labirintos do paraíso boêmio, especialmente as rochas Prachovské skály, encantam os visitantes com seus caminhos intermináveis dentro das rochas.

Créditos: Český Ráj Tourism

As formações rochosas de Prachovské skály

Passando por fendas estreitas entre rochas, pode-se subir, escalando por seu interior até belos mirantes. Uma das mais bonitas é à vista do mirante Kozakov.

Também não pode ficar de fora do roteiro à cidade de Hrubá Skála com seu palácio encravado na rocha.

Créditos: Libor Sváček/CzechTourism

Vista panorâmica do castelo de Kost

Outra tentação é a ruína do castelo Trosky. Para chegar lá é preciso subir até o topo de duas rochas vulcânicas íngremes. Agora quem gosta de castelos de contos de fadas tem que visitar o castelo Kost.

As suntuosas residências dos Wallenstein y Rohan

Créditos: Miloslav Rejha/Wikimedia Commons

Fachada do palácio de Sychrov

O  autêntico ambiente romântico dos palácios franceses está presente no castelo de Sychrov, onde se instalou, depois da Revolução Francesa, a casa dos príncipes de Rohan, incluídos entre as dez estirpes aristocráticas mais influentes da França e que, como primos diretos de reis franceses, ostentavam o título de príncipes de sangue real.

De outra parte, o palácio barroco de Mnichovo Hradiště conta a historia do comandante tcheco e político da Guerra dos 30 Anos, Alberto de Wallenstein, que foi assassinado supostamente por oficiais do imperador.

Onde mais?

Para estimular continuar no paraíso boêmio que tal conhecer a montanha mais alta da República Tcheca,  Krkonoše, ir para Mladá Boleslav, onde fica a fábrica da marca de carros Škoda ou então visitar a cidade de Trutnov, cujo museu abriga uma extensa exposição de joias, uma aas tradições da região.