Centro, Alentejo e Extremadura espanhola promovem-se em conjunto na China
A Comissão de Turismo da Eurorregião Alentejo – Centro de Portugal – Extremadura (EUROACE) reuniu-se na Guarda para alinhar uma estratégia conjunta de promoção na China.
A reunião da Comissão de Turismo da EUROACE contou como
temas centrais alguns dos projectos em que as três regiões participam de forma
comum ou coordenada, designadamente a feira ITB Shanghai, na China, que acontece
este mês; um evento gastronómico das três entidades em Bruxelas, com chefs de
cada região; os encontros “Meet Portugal em Espanha” e “Meet Espanha em
Portugal”, com empresários de ambos os países; um “roadshow” nos Estados
Unidos; e a candidatura ao Projecto Europeu POCTEP.
Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal e da
Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, citado em comunicado
afirmou que “estas reuniões servem para definir a aposta estratégica em quatro
fileiras: Turismo do Património e Cultura; Turismo de Natureza e Ativo; Turismo
Gastronómico e Enoturismo; e Turismo Religioso”.
O director-geral de Turismo da Extremadura, Francisco Martín
Simón, por sua vez, destacou que o emprego gerado pelo turismo na região: “são
91.000 empregos e queremos chegar aos 100.000”.
Nesse sentido, o mercado chinês é estratégico, uma vez que “a
China gerou 136 milhões de viagens em 2017, em todo o mundo” e “estima-se que
serão 222 milhões em 2025”.
Para Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção
Turística do Alentejo, “faz sentido esta promoção conjunta”, uma vez que “na
China não sabem o que é Portugal ou Espanha, sabem o que é a Europa”.
Clique para mais notícias: Portugal