Casal conta como é viajar pela África a bordo de um ‘caminhão’

Já pensou em viajar pela África? Imagina fazer essa viagem por terra, em uma road trip passando por vários países do continente? Nós, Adriana e Caio, do blog Em Algum Lugar do Mundo, achávamos a ideia meio loucura, até começarmos a pesquisar e ver que isso era totalmente possível.

Resolvemos embarcar nessa aventura e descobrimos que uma das formas mais seguras e com a melhor relação custo-benefício para viajar pelo continente africano era por um Overland Tour.

viajando-africa-caminhao-arquivo-pessoalviajando-africa-caminhao-arquivo-pessoal

Créditos: Arquivo pessoal

Os caminhões adaptados para a viagens são bem comuns na África

Overland tour é uma modalidade de turismo que, embora pouco conhecida pelos brasileiros, é bem popular na África. Funciona assim: a viagem acontece em um caminhão adaptado para a viagem (com assentos semelhantes a um ônibus), acompanhado de 2 guias, barracas de camping e um grupo de viajantes ansiosos para viver experiências inesquecíveis.

São várias agências e vários roteiros que o viajante pode escolher. Os trajetos mais longos podem durar até 80 dias, a escolha vai depende de você, do seu tempo e orçamento. E aí? Ficou curioso?

De Cape Town a Victoria Falls

Nós optamos por uma rota de 21 dias, que começava na África do Sul, cruzava a Namíbia de sul a norte, passava pela selvagem Botsuana e terminava no Zimbábue.

Cape Town

A rota que escolhemos  uma das mais tradicionais no continente africanoA rota que escolhemos  uma das mais tradicionais no continente africano

Créditos: Arquivo pessoal

A rota que escolhemos é uma das mais tradicionais no continente africano

O ponto de partida é Cape Town (Cidade do Cabo), uma grande cidade litorânea que nos fez lembrar o Rio de Janeiro – tanto pela geologia, quanto pelo clima amigável. A mistura de montanhas e oceano somado à cultura descontraída e receptividade dos locais faz de Cape Town um lugar incrível. Nós recomendamos uns dias extras pra explorar a cidade. Veja o que fazer em Cape Town e prolongue sua estadia por lá, vale à pena!

Seguindo viagem rumo ao norte, chega-se à fronteira com a Namíbia, onde já é possível sentir uma grande mudança: o ar seco e quente toma conta da atmosfera, dando às boas vindas a uma área de deserto. A fronteira é demarcada por um rio, de onde é possível apreciar um pôr do sol inesquecível.

Namíbia

viajando-africa-caminhao-arquivo-pessoal4viajando-africa-caminhao-arquivo-pessoal4

Créditos: Arquivo pessoal

Vista do Vale Morto, na Namíbia

A Namíbia é um lugar incrível e suas paisagens cênicas impressionam do começo ao fim. Por qualquer estrada que se passe, surgem aos nossos olhos imagens que beiram o surrealismo. O símbolo disso é Dead Vlei (Vale Morto), um leito de rio que secou após ser bloqueado pelas dunas do deserto, petrificando árvores e criando um dos lugares mais impressionantes do planeta.

Cruzar a Namíbia talvez represente aquilo que muitos buscam nesse tipo de viagem: uma região selvagem, com a segunda menor densidade demográfica do planeta. Um país com grandes cânions e repleto de desertos, e também com um litoral bem extenso.

viajando-africa-caminhao-arquivo-pessoal10viajando-africa-caminhao-arquivo-pessoal10

Créditos: Arquivo pessoal

Crianças da Tribo Himba: meninos usam apenas uma trança

Na Namíbia é possível encontrar pessoas acolhedoras e conhecer mais sobre tribos africanas, como os himba, que ainda tentam manter suas tradições. A vida selvagem também é abundante, sendo possível encontrar grandes animais pela estrada. Mas para um encontro garantido com eles, o programa deve incluir um safári pelo Parque Nacional do Etosha. Quer saber mais? Então confira o que fazer na Namíbia e saiba mais sobre suas belezas naturais.

Botsuana

viajando-africa-caminhao-arquivo-pessoal5viajando-africa-caminhao-arquivo-pessoal5

Cruzar a fronteira para Botsuana também era um parte esperada da viagem. No país, a caça é proibida e eles se orgulham de serem um dos últimos do continente onde os animais selvagens são realmente livres, ao contrário dos outros onde os bichos vivem nas cercas dos parques nacionais.

viajando-africa-caminhao-arquivo-pessoal9viajando-africa-caminhao-arquivo-pessoal9

O passeio até o Delta do Okavango nos deixa ainda mais próximo da natureza. A locomoção pode ser um pouco complicada (veículos 4×4 são necessários), mas por outro lado é ali que podemos fazer safáris a pé, podendo chegar bem perto de elefantes, zebras e outros animais. E basta um passeio de canoa em um lago repleto de hipopótamos para uma dose de adrenalina –e para refletirmos sobre o quão frágil o ser humano pode ser.

viajando-africa-caminhao-arquivo-pessoal6viajando-africa-caminhao-arquivo-pessoal6

Ainda em Botsuana, visitamos o Chobe National Park, um dos maiores parques do continente. O parque nacional é apenas uma (enorme) área delimitada, sem cercas. É possível fazer safáris por rio ou por terra. E se você tiver sorte como nós, poderá ficar a menos de 10 metros de um grupo de leões. Para mais informações, não deixe de conferir as principais atrações de Botsuana.

Zimbábue

viajando-africa-caminhao-arquivo-pessoal7viajando-africa-caminhao-arquivo-pessoal7

O último destino desse roteiro é o Zimbábue. A visita ali é curta, mas um dia foi o suficiente para encerrar a viagem da maneira mais marcante possível. Ali está a maior queda d’água do mundo: Victoria Falls, ou Cataratas Victória, considerada uma das 7 maravilhas naturais do mundo.

Chamada pelos nativos de Mosi-o-Tunya (em português significa “Fumaça que Troveja”), Victoria Falls é um exagero de beleza. Toda a imensidão de água derramada, junto a flores, pássaros e natureza abundante ao redor, fazem o passeio fechar com chave de ouro.

viajando-africa-caminhao-arquivo-pessoal8viajando-africa-caminhao-arquivo-pessoal8

Créditos: Arquivo pessoal

Vista da Victoria Falls

Como é viajar de caminhão pela África

As imagens não mentem. Uma viagem dessas irá te garantir paisagens deslumbrantes e inesquecíveis. Mas isso não significa que a viagem será linda o tempo todo: é preciso estar preparado pra lidar com situações bem adversas.

Você pode gostar de acampar, mas esse sentimento pode ficar um pouco conturbado após 20 dias montando e desmontando barraca, principalmente debaixo de chuva. Viajar em um caminhão cruzando a África parece bem interessante, até você ficar enguiçado por horas na estrada. Quer saber mais? Nós contamos aqui sobre todos os perrengues da nossa viagem de caminhão pela África.  É bom se preparar e ter em mente que imprevistos fazem parte desse tipo de viagem. Mas nós garantimos que tudo vale à pena: essa foi uma das viagens mais lindas que já fizemos!

Adriana e Caio compraram duas passagens só de ida e criaram o blog Em Algum Lugar do Mundo, onde dão dicas de viagens e destinos pra quem não se contenta com 30 dias de férias! Acompanhe-os pelo site, Facebook e Instagram.

Por Adriana Mendonca

Pin It

Comments are closed.