Boeing decide “esticar” B737 MAX 10 para concorrer diretamente com A321neo

B737 MAX FAMILY

B737 MAX 10 agora competirá diretamente com o A321neo

A Boeing nunca teve tantas decisões para tomar com relação ao futuro do seu segmento comercial de aeronaves. A fabricante norte-americana, desde o começo de 2016, não consegue esconder sua preocupação com relação a alta concorrência que foi criada com o lançamento da família A320neo, da francesa Airbus. Uma decisão precisa ser tomada rapidamente, uma vez que a Boeing segue sob pressão em relação a produção de uma nova aeronave que preencheria um gap entre a maior variante do B737 MAX e a menor variante do B787.

No entanto, parece que uma solução acaba de surgir e mudar o rumo das decisões da empresa daqui para frente. Enquanto acompanha o primeiro B737 MAX 9 ainda na linha de montagem final, a fabricante norte-americana definiu nesta quinta-feira (12) que aumentará o tamanho do B737 MAX 10 a fim de competir diretamente e agressivamente com o Airbus A321neo. Com isso, a maior variante da família narrowbody poderá transportar até 230 passageiros em single-class, ou até mesmo 189 passageiros em duas classes (padronizado).

As mudanças parecem grandes, mas são mínimas. Com isso, o design da aeronave não mudará drásticamente, de acordo com a própria Boeing. Pelo contrário: o baixo custo e o rápido desenvolvimento foram essenciais para a decisão da norte-americana em “esticar” o B737 MAX 10, bem mais adequado do era avaliado no começo de 2016. Com isso, a modesta mudança permitirá que a Boeing mantenha o mesmo tamanho de asa e os mesmo motores CFM LEAP 1B, bem melhor do que adotar outra estrutura aos “45 minutos do segundo tempo”. No entanto,  precisará trabalhar em cima de um novo de trem de pouso para sustentar o que será uma fuselagem maior.

Pin It

Comments are closed.