Barra Bonita reserva o que o rio Tietê tem de melhor

A história é conhecida: o rio Tietê, em São Paulo, em seus tempos áureos, recebia provas de natação e canoagem. Atualmente, porém, o cenário é bastante diferente. No entanto, o mesmo rio ainda pode ser bastante aproveitado para o turismo, como em Barra Bonita (a 310 km de São Paulo).

Divulgação

tiete-divulgacaotiete-divulgacao

Barco leva turistas pelo rio Tietê em Barra Bonita, no interior de São Paulo

 

O Dubbi, plataforma colaborativa de viajantes, preparou algumas dicas do que fazer por lá.

Navegação no Tietê

É a atração mais famosa de Barra Bonita. Três agências fazem o roteiro (Médio Tietê, Primar, Xumbury), com diferentes roteiros, duração, e tarifas, mas com a semelhança de passarem pela eclusa –sistema que funciona como uma espécie de elevador para transportar de um nível a outro da barragem.

Além da eclusa, a confluência dos rios Tietê e Piracicaba é outro ponto alto do passeio, assim como a paisagem exuberante ao longo dos quilômetros de navegação. Tudo é feito em navios com capacidade para até 600 passageiros. O local de saída e chegada é o porto da cidade.

tiete2-divulgacaotiete2-divulgacao

Os passeios funcionam o ano inteiro, dependendo apenas das chuvas e do nível do rio. O site oficial avisa se os passeios estão funcionando ou não.

O que fazer na cidade

Se em São Paulo parece uma realidade impossível, na região de Barra Bonita existem muitos locais para conseguir fazer uma boa pesca esportiva –aquela em que os peixes são soltos na sequência. Espécies como dourado e piracanjuba habitam as águas. Tem até passeio de barco que sai lotado para a pesca, com guias que dão orientações.

Nem só de rio vive a cidade. Quer dizer, mais ou menos. O Museu Histórico Municipal Luiz Saffi e o Memorial do Rio Tietê são boas pedidas para quem deseja conhecer mais sobre a cidade –história que, obviamente, estará ligada ao rio Tietê. O visitante aprenderá sobre a Usina Hidrelétrica de Barra Bonita, que teve seu início de operação em 1963 e cuja eclusa foi a primeira da América Latina a fazer uso do potencial turístico.

Credito-Daniel-Souza-LimaCredito-Daniel-Souza-Lima

No final da caminhada pelo memorial, um mirante sobre o rio permite contemplar a natureza. A Praça do Teleférico, com um teleférico com 700 metros de extensão, e a Mini-Cidade da Criança, com um parque infantil, completam as atrações de Barra Bonita.

A praça de artesanato da cidade é o local para comprar as lembranças que toda viagem pede, ou, se quiser algo mais tradicional, tem um shopping na cidade.

Para comer, a viajante Tati Miranda, de Ribeirão Preto, recomenda a pizzaria Cuore, que faz entrega até para pedidos feitos via Facebook e é apontada pelos seus clientes na página como “a melhor pizzaria da região”. São mais de 30 sabores, com opções como a havaiana: mussarela, lombinho canadense, abacaxi e salsa.

Quer saber mais? Veja mais dicas sobre Barra Bonita aqui.

Pin It

Comments are closed.