Aéreas TAM e LAN vão adotar Latam como marca única no próximo ano

Trs anos aps a fuso de suas atividades, as companhias areas LAN e TAM anunciaram nesta quinta-feira (6) que adotaro uma marca nica, a Latam. A mudana de nome e de identidade visual comear a ser visvel a partir do primeiro semestre de 2016, em um processo que se estender por at trs anos.

O custo para a adoo da nova marca ser de entre US$ 30 milhes e US$ 40 milhes, segundo Jerome Cadier, vice-presidente de marketing da companhia.

A maior parte desses recursos — at 90% — ser utilizada para a pintura das aeronaves com o novo smbolo azul e vermelho. O restante deve ser gasto em novos uniformes para os funcionrios e mudanas nos aeroportos em que o grupo opera.

De acordo com Cadier, os gastos no devem alterar, no entanto, os ganhos de sinergia previstos anteriormente pelo grupo.

Em 2012, ao anunciarem a nova holding Latam Airlines, as companhias estimaram entre US$ 600 milhes e US$ 700 milhes — sem descontar impostos — os benefcios com a fuso. “Pode aumentar a sinergia. No vai reduzir”, disse, ressaltando os ganhos de eficincia com a unificao das operaes.

Os consumidores comearo a ver o novo logo ainda em 2015, em campanhas nas redes sociais e no novo site da companhia. Na prtica, no entanto, as mudanas viro a partir do ano que vem.

No primeiro semestre, j ser possvel fazer reservas de voos no site da nova marca, mas os sistemas das duas areas devem ser unificados apenas no fim de 2016. Isso significa que, embora os consumidores estejam vendo uma marca s, LAN e TAM estaro usando as ferramentas antigas de venda de bilhetes.

Gradualmente, os servios de atendimento tambm sero unificados. “Cada vez mais, os canais de atendimento vo ser nicos e, por isso, mais eficientes e mais rpidos. Hoje, no so, a gente ainda tem esse rudo, essa frico”, disse Cadier.

Os programas de milhagens Lanpass, da LAN, e TAM Fidelidade e Multiplus, da TAM, permanecero separados, afirmou o executivo. “Os programas continuam como esto. Este um processo mais complicado, porque envolve outras empresas.”

REDES SOCIAIS

Para chegar nova identidade visual da marca, as companhias ouviram cerca de 3.000 clientes e 400 funcionrios das areas em mais de dez pases. “No foi uma deciso fcil. Esperamos que a construo disso seja mais simples que a tomada da deciso”, afirmou Cadier.

Nas redes sociais, porm, a aprovao Latam no foi unanimidade. Usurios fizeram piadas com as semelhanas da marca com a palavra “lato”.

Veja tute sobre a Latam

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DEMANDA FRACA

A deciso de criar uma marca nica reflete o objetivo das companhias de posicionar a Latam como empresa global no mercado de aviao, em momento de problemas econmicos na Amrica Latina — e consequente queda na demanda domstica.

No ms passado, a TAM, diviso brasileira da Latam, anunciou que reduzir entre 8% e 10% suas operaes no pas at o fim do ano. A companhia area rival Gol afirmou que diminuir as frequncias em 1,6% na segunda metade do ano.

“Nunca nada foi fcil para a Amrica Latina”, afirmou o presidente do Conselho da Latam, Mauricio Amaro. “No caso do Brasil, a maior crise poltica e econmica dos ltimos 30 anos nos levou a ajustar expectativas e a adaptar nossos planos de crescimento.”

Amaro classificou a unificao das marcas como uma “necessidade estratgica e econmica.”

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