Um roteiro para conhecer o Alentejo de carro

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos.

Detentor de três títulos da Unesco, a região do Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros.

Conhecer a região de carro é a melhor maneira para realizar um roteiro pelo Alentejo. Mesmo com boas opções de transporte público, como trem e ônibus, a viagem permite maior liberdade, contato com a natureza e a descoberta de diversos tesouros portugueses durante o trajeto.

Créditos: jacquesvandinteren/iStock

Ruínas do Templo Romano de Évora, conhecido também como Templo de Diana. O monumento data do séc. 1 e 2 d.C

O Alentejo tem apenas 500 mil habitantes. Isso significa que não há grandes metrópoles, e sim pequenas e charmosas cidades e vilarejos espalhados por todo o seu território.

Évora é a mais importante da região e fica a pouco mais de uma hora de Lisboa. É possível alugar um carro diretamente no aeroporto, e a maioria das locadoras possui carros com o “Via Verde”, um sistema simplificado de pagamento de pedágios.

Depois de visitar o Templo Romano e a Igreja de São Francisco, com a sinistra Capela de Ossos, não se esqueça de comprar lembrancinhas nas diversas lojas espalhadas pela cidade.

Créditos: brytta/iStock

Vista panorâmica da vila medieval de Monsaraz, na região do Alentejo

A próxima parada é a encantadora vila medieval de Monsaraz, que fica a apenas 50 minutos de Évora, com seu imponente castelo, ruas estreitas com casas pintadas de branco e graciosos artesanatos. O contato com a cultura local é evidente, sendo a Casa da Inquisição e as mostras de arte na Igreja de Santiago paradas essenciais para conhecer melhor sobre essa fascinante vila alentejana.

Para chegar ao próximo destino, a vila de Mourão, é só cruzar o belíssimo Lago Alqueva, num percurso de 20 minutos. Do alto de seu castelo, é possível desfrutar de uma vista panorâmica incrível, contemplando todo o local banhado pelas águas do Rio Guadiana. Dentre os destaques de Mourão, estão o Jardim da Praça Pública, a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias e o Parque de Merendas, perfeito para um delicioso piquenique ao ar livre.

Créditos: Divulgação/Turismo do Alentejo

Vista do castelo de Mourão

A apenas 40 minutos dali, fica a cativante Moura, vilarejo onde o visitante se depara com inúmeras construções que apresentam muitos elementos da arquitetura árabe. A igreja matriz, dedicada a São João Batista, e a igreja de São Francisco são pontos que merecem destaque. Para saber mais sobre a influência da cultura muçulmana nos costumes locais, não deixe de conhecer o bairro de Mouraria e a exposição do Núcleo Árabe.

Créditos: vector99/iStock

As ruas estreitas do vilarejo alentejano de Moura

O trajeto de 50 minutos até Beja passa por diversas paisagens e lugares pitorescos. Famosa por sua singularidade e atrações históricas, a localidade tem atividades que agradam todos os gostos.

Seus variados restaurantes dispõem das melhores opções gastronômicas, como na Herdade dos Grous.  O cardápio oferece os principais pratos típicos alentejanos, elaborados com ingredientes produzidos no local.

Créditos: photooiasson/iStock

A catedral de São Tiago Maior (à dir.) com o Castelo de Beja ao fundo

A cidade ainda tem atrações históricas como a Torre de Menagem, a Vila Romana de Pisões e a “janela de Mértola”, em exposição no Museu Regional, que recorda o episódio de “As Cartas Portuguesas”, escritas pela freira Mariana Alcofrado no século 17 para declarar seu amor para um cavaleiro francês.

Pin It

Comments are closed.