Um passeio cultural pela São Paulo modernista

Por Stephanie Kim Abe, da Garupa 

O Theatro Municipal, o Copan, o Edifício Itália, o Mercado Municipal… São Paulo é cheia de belos edifícios históricos. Para quem procura mais do que “apenas” admirar a fachada dessas belas construções (o que já é um programa pra lá de encantador), o passeio “A USP e a São Paulo modernista” revela a história e as influências por trás desses cartões-postais da cidade.

Giro-Cultural20Giro-Cultural20

A capital paulista foi palco, no início do século 20, do movimento modernista, que culminou com a realização da Semana de Arte Moderna de 1922 no Theatro Municipal. As produções artísticas e literárias costumam figurar como os principais símbolos do período, mas a arquitetura e o planejamento urbano da cidade também evidenciam as influências do movimento.

O roteiro

O passeio começa no Museu Paulista, no parque do Ipiranga, e segue para o centro da cidade até o Theatro Municipal, onde há uma parada. Nesse caminho, o visitante passa por lugares icônicos da cidade, como o Mercado Municipal, a Rua 25 de março, o Edifício Eiffel, o colégio Caetano de Campos, na Praça da República, e a Biblioteca Mário de Andrade. Os edifícios modernistas, como o Copan, do arquiteto Oscar Niemeyer, ganham destaque. E essa verdadeira viagem no tempo termina no Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP), perto do Parque Ibirapuera.

Giro-Cultural43Giro-Cultural43

O grupo é acompanhado por um guia e dois mediadores. “A ideia é instigar o olhar dos participantes, trazer a vivência, fazer com que eles entrem em contato com esses equipamentos e façam uma reflexão com o contexto histórico e cultural”, explica Nayara Alvim, da Síntese Eventos, empresa que organiza o passeio.

O Giro Cultural da USP, que organiza o roteiro, é uma iniciativa da Pró-reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, e tem como objetivo expandir o conhecimento da universidade para a sociedade. Daí o roteiro ser gratuito, e para um público variado. A primeira edição ocorreu em 2013, mas o projeto foi retomado apenas em setembro do ano passado.

Giro-Cultural13Giro-Cultural13

Para saber mais

O roteiro “A USP e a São Paulo modernista” acontece todos os sábados e dura 4 horas, saindo às 10h da estação de metrô Alto do Ipiranga (Linha Verde). Durante a parada no Theatro Municipal é servido um lanche, e todo o transporte é feito com o ônibus da organização. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo link:  http://goo.gl/forms/eLCz3FkpHo.

As saídas de fevereiro já estão lotadas, mas dá pra tentar a sorte de última hora, apostando em possíveis desistências. As inscrições para o mês de março começam em 01/02.

Giro-Cultural70Giro-Cultural70

epep

* A Garupa é o primeiro portal de crowdfunding do Brasil criado para financiar iniciativas de turismo sustentável: viagens que protegem a natureza, melhoram a qualidade de vida e a economia de destinos incríveis, de norte a sul do país.

O crowdfunding é uma vaquinha on-line. Pela plataforma da Garupa, você conhece projetos inspiradores, que precisam de dinheiro para sair do papel. E pode doar qualquer valor pra eles. Em troca, ganha recompensas relacionadas àquela experiência turística sustentável que está ajudando – pode ser uma receita típica, uma peça de artesanato ou até uma viagem até o lugar.

Pin It

Comments are closed.